Pisos de concreto: tipos e cuidados na manutenção
Os pisos de concreto são opções interessantes para quem procura maior durabilidade com custos atrativos. Por isso, esse tipo de piso vem se tornando cada vez mais comum, não apenas em áreas externas, como também nas internas.
As vantagens dos pisos de concreto estão, principalmente, na variedade de opções. Existem hoje no mercado pisos pré-moldados que são facilmente colocados diretamente sobre o local desejado, sem a necessidade de técnicas complicadas.
Neste texto, a Tecnomor separou alguns tipos mais comuns de pisos de concreto, com dicas de uso e manutenção. Continue lendo para saber mais.
Pisos moldados no local X pisos pré-moldados
Em termos de produção, é possível dividir os pisos de concreto em dois tipos. O primeiro é aquele cujo concreto é moldado diretamente no local, como acontece na maioria dos contrapisos.
No piso moldado in-loco, é possível usar diferentes tipos de estrutura e material para torná-lo mais resistente. Além disso, há formas de acabamento, como o chamado “cimento queimado”. Esse tipo de piso tem um acabamento liso e brilhante, mesmo sendo feito apenas em concreto.
O outro tipo é o pré-moldado. Nesse caso, o piso é fabricado em peças ou placas, que são colocadas posteriormente no local do projeto. Um exemplo bem comum são os pisos feitos com blocos de concreto.
Abaixo, listamos alguns exemplos de pisos nesses dois tipos. Porém, vale lembrar que as opções são bastante vastas.
Piso de concreto polido
O piso de concreto polido é feito in-loco. Ele é bastante utilizado em espaços internos e externos. Ademais, possui ótima durabilidade.
Nesse tipo, é aplicada uma camada de polimento, que pode ser feita com diferentes materiais, deixando o concreto com uma aparência lisa. Desse modo, o piso é usado em lojas, galpões, espaços abertos e cômodos internos.
Piso de concreto armado
Outro exemplo de piso de concreto feito diretamente no local é o de concreto armado. Ele tem função estrutural e, por isso, precisa de uma armação de ferragem. Com isso, se torna altamente resistente.
Normalmente, não é um piso com acabamento. Assim, seu uso isoladamente é mais comum em espaços abertos ou com necessidade de durabilidade – como indústrias e algumas obras públicas. Também é usado em jardins, garagens e calçadas.
Quando necessário, pode ser aplicado outro tipo de piso sobre o concreto armado para melhorar o acabamento.
Piso intertravado
Entrando nos exemplos de pisos pré-moldados, há o piso intertravado. Ele é feito com peças de concretos que se encaixam, dando maior estabilidade. Também conhecido como paver, esse tipo de bloco é mais usado externamente, como em calçadas e áreas de uso comum em prédios.
A principal vantagem do piso intertravado é sua durabilidade. Um dos diferenciais, em termos de acabamento, é a pigmentação. Desse modo, os blocos se tornam mais interessantes, com a possibilidade de criação de desenhos e mosaicos.
Piso de placas cimentícias
Outra opção de piso de concreto pré-moldado são as placas cimentícias. Assim como outros tipos de piso, eles são vendidos em placas ou lajotas de tamanho uniforme, que são aplicados no chão.
Existem diferentes tamanhos, modelos e cores. Os pisos táteis, por exemplo, que são usados por questões de acessibilidade, se enquadram nesse tipo. Há também variações com diferentes texturas, que tornam o piso antiderrapante.
Cuidados na manutenção
Agora que você já conhece alguns tipos de pisos de concreto, é hora de saber mais sobre como mantê-los. Como foi dito, um dos diferenciais dos pisos feitos de concreto é a durabilidade. Por isso, a manutenção costuma ser simples.
Ainda assim, é fundamental seguir alguns cuidados para preservar o material por mais tempo. Essas recomendações variam conforme as características de cada piso de concreto.
- Os pisos de concreto polido podem ser limpos como um piso cerâmico comum. Basta usar água com um pouco de sabão. Vale a pena evitar produtos corrosivos ou vassouras que possam danificar a parte polida.
- Nos pisos feitos com concreto armado sem outro tipo de acabamento, é necessário tomar cuidado com o excesso de umidade. Deve-se evitar água empoçada, para não haver desgastes na superfície.
- O piso intertravado é de fácil manutenção. A limpeza pode ser feita apenas com uma vassoura grossa. Quando necessário, usar água e sabão.
- O processo de limpeza e manutenção das placas cimentícias também é simples. Varrição e produtos de limpeza comuns são o suficiente para manter o piso higienizado e sem desgastes.
Seguindo essas dicas, o piso de concreto, seja ele qual for, durará por muito mais tempo.
Para mais conteúdos como este texto, siga o blog da Tecnomor. Acompanhe também todas as nossas novidades no Facebook e no Instagram!