fbpx
13 jul

Pavimento Intertravado Prensado – opção sustentável e de alta qualidade

O pavimento intertravado é um piso fabricado em máquinas vibroprensas e assentado sobre uma camada de areia e travadas entre si por contenção lateral. A técnica de instalação tem sido muito utilizada, pois gera menor impacto ambiental em relação a outros tipos de pavimentação, além de ser mais permeável que uma camada de asfalto e dissipar menos calor.

Atualmente utilizado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, ressalta-se sua versatilidade, pela disponibilidade de variados formatos e cores, além de possuir alta durabilidade e baixa manutenção.

Contudo, é importante levar em consideração alguns itens para garantir uma peça de alta qualidade, entre eles: resistência à compressão, absorção de água, resistência à abrasão e dimensões da peça. Todos esses requisitos precisam estar de acordo com a NBR 9781/2013.

Resistência à compressão: A NBR 9781 define duas classes de resistência. Para tráfego de pedestres, veículos leves e veículos comerciais as peças devem ter mais de 35 Mpa. Para tráfego de veículos especiais e solicitações capazes de produzir efeitos de abrasão acentuados as peças devem ter resistência maior que 50 Mpa.

Absorção de água: As peças devem apresentar absorção de água com valor médio menor ou igual a 6%, não sendo admitido nenhum valor individual acima de 7%.

Resistência à abrasão: A norma estabelece que a resistência à abrasão é facultativa, devendo ser especificada pelo projetista. Este requisito será importante em pisos sujeitos à abrasão intensa, como área de circulação de veículos pesados e trafego intenso.

Dimensões da peça: As peças devem atender às tolerâncias dimensionais de ±3mm em relação ao comprimento, largura e espessura. As peças devem também, obrigatoriamente, ter espaçador incorporado, atendendo aos requisitos da NBR 15953 quanto à espessura das juntas (espessura de 2mm a 5mm, entre as peças de concreto).

Atuando com o Liquiplast-1400 Super, a Tecnomor fornece aos fabricantes de pisos intertravados produzidos em máquinas vibroprensas um aditivo plastificante superconcentrado que auxilia na obtenção dos parâmetros de qualidade descritos acima.

Entre em contato conosco e obtenha mais informações: (48) 3342-5320 | contato@tecnomor.com.br

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.