fbpx
6 dez

Aditivos para concreto: você sabe qual é o indicado para cada caso?

Artefatos de concreto são compostos, basicamente, por cimento, água e agregados. Os aditivos para concreto são incorporados nessa mistura a fim de proporcionar características especiais ao concreto. Esses produtos alteram as propriedades do material no estado fresco e endurecido, sendo utilizadas para maximizar as qualidades e minimizar desvantagens da mistura.

O concreto aditivado pode ter sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, entre outras propriedades melhoradas, bem como permeabilidade, retração e absorção de água reduzidas.

Existem vários tipos de aditivo para concreto. Dependendo das características do artefato de concreto que quisermos fabricar, escolhemos o aditivo ideal que possibilitará o resultado pretendido.

Segundo Rubens Curti, coordenador do laboratório de concreto da ABCP, não é possível fabricar artefatos de concreto sem a utilização do aditivo.

 

Saiba, agora, quais são os tipos de aditivo e como eles atuam

 

Aditivos para concreto seco são indicados para artefatos de concreto produzidos com o concreto “farofa”, ou seja, quantidade baixa de água na mistura, são eles: blocos de concreto, pavers e telhas de concreto. Estes aditivos atuam principalmente melhorando a compacidade da mistura, otimizando o processo de prensagem ou extrusão e garantindo produtos com maior resistência, menor adsorção de água e melhor aspecto superficial. 

Já os aditivos superplastificantes para concreto fluido atuam com a redução em até 40% a quantidade de água na mistura proporcionando aumento na resistência da peça, ou mantendo a mesma quantidade de água e garantindo maior fluidez, facilitando a aplicação e diminuindo a segregação. Já os hiperplastificantes, de acordo com a norma, podem reduzir mais de 50% de água da mistura, enquanto que os plastificantes convencionais reduzem em 8% esta quantidade.  

Aditivos Polifuncionais (Mid-Range) são aditivos híbridos que associam as propriedades dos plastificantes de última geração com o vigor dos aditivos plastificantes clássicos. Atuam reduzindo acima de 30% a água da mistura, dependendo do traço, das características dos agregados, do tipo de cimento e de outros fatores que interferem nas características do concreto.

Aditivos retardadores de pega possuem a mesma capacidade de corte de água de plastificante convencional e superplastificante, porém com extensão do tempo de início da pega do concreto. Esse tipo de aditivo é mais recomendado para ambientes de alta temperatura e situações de grande distância entre o local de dosagem e de aplicação.

Aditivos aceleradores de pega é um tipo de aditivo que possui a finalidade de diminuir o tempo de início de pega do concreto. Este tipo de aditivo é comumente usado em épocas mais frias, já que abaixo de 15ºC o cimento apresenta retardamento da resistência nas idades iniciais, provocado pelo baixo nível do calor de hidratação do cimento, responsável pelo endurecimento do material. Indicados para o uso na fabricação de pré-moldados, concretos para pisos, além de peças que utilizam moldes (aceleram a desforma a fim da reutilização das mesmas) e em obras que exijam rápida liberação.

 

Custo-benefício

Hoje, cada vez mais, a utilização de aditivos é amplamente disseminada, bem como uma realidade no País. Isso tudo porque o emprego de aditivos implica em melhoria substancial nas características do concreto, juntamente com o seu custo-benefício. Lembre-se: a relação custo x benefício deve levar em consideração o custo final e não somente o custo do aditivo.

No Brasil, todas as regiões já apresentam aplicação efetiva de aditivos. Empresas concreteiras e fabricantes de pré-moldados em concreto são os principais consumidores do produto.

 

Enfim, como escolher o melhor aditivo?

Como os aditivos para concreto apresentam desempenhos diferentes, avaliamos o seu custo-benefício levando em consideração:

  1. economia de cimento
  2. melhor acabamento das peças
  3. ganho com produtividade
  4. aumento da vida útil das estruturas e dos equipamentos
  5. redução do número de reparos nos artefatos

 

E agora? Já sabe um pouquinho mais sobre aditivos para concreto? Caso queira saber mais informações e/ou esclarecer dúvidas sobre nossos produtos, fique à vontade! Entre em contato conosco que teremos a maior satisfação em atendê-lo. E não deixe de acompanhar nossas dicas e novidades através de nosso Facebook e Instagram.

.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.