Os aditivos para concreto são produtos muito utilizados na fabricação de materiais para o setor de construção civil, possuindo o objetivo de alterar algumas propriedades físicas do concreto e agregar diversas vantagens ao processo produtivo. Um desses aditivos é o aditivo acelerador de pega. Saiba mais sobre ele!

 

O que é aditivo acelerador de pega?

O aditivo acelerador de pega é um tipo de aditivo que possui a finalidade de diminuir o tempo de início de pega do concreto. Este tipo de aditivo é comumente usado em épocas mais frias, já que abaixo de 15ºC o cimento apresenta retardamento da resistência nas idades iniciais, provocado pelo baixo nível do calor de hidratação do cimento, responsável pelo endurecimento do material.

Ao ser adicionado na mistura do concreto, o aditivo acelerador atua quimicamente para evitar o retardo da cura do concreto, contribuindo para a agilidade do processo produtivo, pois permite a desforma em menor tempo e evita a quebra de peças durante a paletização.

 

Quais as vantagens?

Ao utilizar aditivos aceleradores de pega para a produção de materiais de concreto, é possível obter diversas vantagens. Confira as principais!

– Ganho de resistência inicial nas idades iniciais

– Redução do tempo de desforma de peças pré-fabricadas

– Redução do tempo de início de pega

 

Indicações

O uso de aditivo acelerador de pega é indicado para a indústria de pré-moldados, concretos projetados, concretos armados e reforçados, concretos para pisos e em obras que exigem rápida liberação. De maneira geral, podem ser usados em qualquer tipo de cimento Portland.

Alguns aditivos possuem cloretos em sua formulação, sendo indicados apenas para peças sem ferragens, mas há opções isentas de cloretos que podem ser utilizados em todos os tipos de peças.

Em suma, esses aditivos são indicados para a produção de concretos preparados em climas frios, mas possuem diversas indicações, podendo ser, inclusive, utilizados em qualquer época do ano, a fim de aumentar a produtividade e acelerar o processo produtivo.

 

Modo de uso

O aditivo acelerador de pega deve ser adicionado junto com a parte de água de amassamento. A dosagem do aditivo em relação à massa do cimento e o momento da adição devem ser determinados em laboratório, pois são específicos de cada processo e de acordo com os resultados desejados.

Apostar no aditivo acelerador de pega como aliado da produção de materiais de concreto é uma prática extremamente vantajosa, já que, como vimos, otimiza o processo e diminui o tempo de produção das peças, especialmente em períodos frios.

A Tecnomor conta com as linhas Liquicel, Liquicel-SS e Liquicel-SC, três aceleradores de pega e/ou endurecimento que podem ser utilizados na fabricação de argamassas e concretos.  

 

Ficou com alguma dúvida? Preencha nosso formulário de contato que iremos responder o mais breve possível. E não deixe de nos acompanhar no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas novidades.