fbpx
15 out

Os benefícios dos aditivos para telhas de concreto

A origem das telhas de concreto remonta a meados do século XIX, quando o alemão  Adolf Kroher fabricou o primeiro protótipo desse tipo de telha, vinte anos após a patente do cimento Portland. As telhas de concreto se espalharam pela Europa nos anos seguintes e chegaram pela primeira vez na América nos primeiros anos do século XX.

No Brasil, a produção de telhas de concreto teve início apenas em 1976, em São Paulo. Apesar do início tardio, as telhas de concreto brasileiras possuem o mesmo padrão de qualidade das telhas importadas. Para alcançar esse padrão, novas técnicas e materiais passaram a ser empregados na fabricação desses materiais, fazendo com que o índice de reprovação de telhas certificadas seja praticamente nulo.

Um dos produtos que passaram a ser utilizados no processo de fabricação desses materiais foram os aditivos para telhas de concreto. A utilização de aditivos só traz vantagens para as telhas de concreto. Confira!

 

Por que utilizar aditivos para telhas de concreto?

Ao utilizar aditivos, é possível agregar diversos benefícios à qualidade final das telhas. Conheça as principais vantagens!

 

Melhora o adensamento

A água é um elemento essencial para a fabricação de telhas de concreto. Mas se utilizada além da quantidade necessária, acaba empobrecendo a pasta e prejudicando a resistência da argamassa. O aditivo, nesse sentido, facilita a obtenção dessa melhor condição de adensamento sem necessariamente utilizar água em excesso. Há um aumento na resistência da argamassa e, consequentemente, diminuição da absorção da água em excesso, contribuindo para uma melhor qualidade da telha.

 

Impermeabilização

Os aditivos para telhas de concreto também contribuem para o processo de impermeabilização das telhas. Quando o composto atua diretamente misturado na pasta do cimento, há um enorme auxílio ao cimento para o fechamento de poros que podem causar infiltração da água.

 

Proporciona melhor acabamento

Aditivos de qualidade são capazes de plastificar a telha. Com isso, além de contribuir para o melhor adensamento da peça, os aditivos melhoram o acabamento superficial da telha e reduzem o desgaste do equipamento.

 

Além desses benefícios, os aditivos para telhas de concreto garantem maior resistência, facilita a desmoldagem, reduz o custo de produção, além de aumentar a produtividade.

 

Como utilizar aditivos para telhas de concreto?

Apesar de o teor de adição variar de marca para marca, o recomendado é utilizar cerca de 0,1% do peso do cimento. Na prática, isso significa empregar de 50ml de aditivo por saco de cimento de 50kg.

O aditivo deve ser adicionado à mistura, com prévia diluição em água, somente no final do processo de homogeneização, após a adição da água principal.

Caso o aditivo seja adicionado no início da mistura, corre-se o risco de diminuir seu efeito, já que ele entrará em contato com o material seco, sobretudo o cimento, que acabará absorvendo o produto.

Se utilizados corretamente, os aditivos para telhas de concreto podem otimizar a produção de telhas e garantir que o produto final apresente uma qualidade superior. A Tecnomor conta com o LIQUIPLAST-3000S, um aditivo superplastificante e impermeabilizante indicado para produção de telhas de concreto.

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.