fbpx
11 ago

Teste de impermeabilidade para telhas de concreto

Telhas de concreto se apresentam como uma opção diferenciada para coberturas sendo fornecidas na cor natural ou coloridas pela adição de pigmentos. Contudo, para evitar problemas é fundamental que as peças sejam testadas para assegurar a sua qualidade e a garantia dada pelo fabricante.

É importante ressaltar que todos os testes devem seguir a norma para serem considerados válidos. A NBR 13858-2, que aponta os requisitos e métodos de ensino para telhas de concreto, especifica que o ensaio de impermeabilidade deve ser realizado com a aplicação de uma lâmina de água sobre a parte superior da telha, com aproximadamente 15 mm acima do ponto mais alto da face superior da peça. A telha deve ser colocada em um suporte com as mesmas dimensões da peça, com vedação nas laterais e assim permanecer com a lâmina de água por até 24 horas.

Após este período, deve-se constatar que a parte inferior da telha não apresentou nenhum tipo de vazamento ou formação de gotas, sendo permitido, no máximo, manchas de umidade. Apenas após a realização de todos os testes indicados na norma é possível comercializá-la com garantia de qualidade.

A Tecnomor dispõe do aditivo superplastificante Liquiplast-3000S específico para telhas de concreto que auxilia para a obtenção de uma peça muito mais resistente, com um ótimo acabamento superficial e contribui para a impermeabilização da telha, além de pigmentos a base de óxido de ferro sintético que proporcionam uma diversidade de opções.

Entre em contato conosco e obtenha mais informações: (48) 3342-5320 | contato@tecnomor.com.br

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.