Vantagens do desmoldante em emulsão para concreto
O óleo desmoldante é um produto fundamental para a fabricação de artefatos de concreto e pré-moldados, sendo amplamente utilizado para facilitar o processo de produção e beneficiar a qualidade da peça final.
Responsável por criar uma película entre as fôrmas e o concreto, o desmoldante possui característica oleosa e pode ser encontrado no estado líquido ou pastoso. A função principal do produto é impedir a aderência ao molde e, desta forma, auxiliar no manuseio e beneficiar na conservação das fôrmas.
Dependendo do composto desmoldante utilizado, a sua prática auxilia na finalização e acabamento das peças, uma vez que impede a aderência do concreto no molde e torna muito mais fácil soltar a fôrma da peça de concreto.
Todas essas características fazem com que o investimento em um bom produto seja um custo necessário para a indústria do concreto, aumentando a produtividade do processo de fabricação e mantendo um ambiente de trabalho salubre com o uso de produtos ecologicamente corretos.
Existem também, tipos de óleos desmoldantes diferentes, que variam de acordo com a sua composição e conforme o molde, de madeira, metal ou outro composto que será utilizado, que serão vistos abaixo.
Tipos de óleos desmoldantes
São três os principais tipos de óleos desmoldantes existentes no mercado atualmente:
- óleo à base de água;
- óleo 100% vegetal;
- óleo vegetal em solução alcoólica.
Nós temos um artigo exclusivo sobre os tipos de óleos desmoldantes, onde explicamos detalhadamente sobre cada um deles e quando usá-los — Clique aqui para conferir.
Além destas opções mais indicadas, também existem desmoldantes com base mineral, animal e em óleos puros, muitas vezes feitos a partir de misturas não industriais, com o uso de graxa, óleo diesel, óleo queimado e outros compostos genéricos.
E, embora existam diversas opções, recomendamos o uso de óleos 100% vegetais e à base de água, por serem biodegradáveis, evitando principalmente o uso do óleo diesel, como será visto a seguir.
Por que evitar o uso de desmoldantes à base de óleo diesel?
Entre as misturas feitas, tentando substituir um desmoldante adequado, o uso de óleo diesel e óleo queimado – ambos óleos minerais – é o mais comum.
O diesel geralmente é escolhido por ser considerado como uma alternativa mais barata e de fácil acesso. Porém nada disso é real.
Além de não ter um preço reduzido, principalmente pelo aumento de custos nos combustíveis, o acabamento da peça fica prejudicado, a sustentabilidade é deixada de lado e a saúde dos colaboradores não é levada em consideração.
Tudo isso porque o óleo diesel possui toxinas que, além de agressivas ao meio ambiente, quando inaladas podem fazer com que o trabalhador desenvolva doenças, como a pneumonia química, em razão da exposição constante ao material e seus vapores.
Por consequência, trabalhar em ambientes expostos a tais agentes químicos geram o direito à indenização por insalubridade, conforme Anexo 13, NR 15 da Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho.
Da mesma forma, o seu uso a longo prazo danifica as fôrmas, reduzindo a durabilidade, bem como prejudicando o acabamento, podendo gerar quebras em detalhes mais finos e perdas que interferem no rendimento de toda sua linha de produção.
Assim, podemos concluir que o uso de óleo diesel como alternativa para uso como óleo desmoldante não é, em nenhum dos aspectos, mais benéfica para a qualidade do concreto e para todos os envolvidos na fabricação.
A linha Oleomix-70 como melhor opção de desmoldante
Como solução sustentável e de baixo custo, a Tecnomor, empresa referência no ramo de aditivos e desmoldantes para concreto, oferece a linha Oleomix-70, desmoldante em emulsão que, por ser diluída em água, propõe um alto rendimento e baixo custo.
Confira alguns tópicos sobre as vantagens desta linha.
Impacto na natureza
Uma das preocupações iniciais na produção desta linha de desmoldantes foi seu possível impacto na natureza. Com a sustentabilidade em alta, o Oleomix-70 foi pensado como uma solução totalmente biodegradável.
Segurança da equipe
Com uma composição 100% vegetal, o produto garante um ambiente de trabalho salubre, sem afetar a saúde dos colaboradores que manuseiam o produto.
O Oleomix-70 não é tóxico, não é inflamável nem explosivo, ajudando também em sua armazenagem e transporte.
Rendimento
Ao contrário dos desmoldantes prontos para uso os desmoldantes em emulsão são diluídos em água, possuindo a vantagem de terem um volume reduzido para transporte e armazenagem e um maior rendimento total após a diluição.
Assim, promove redução de custo tanto pela sua diluição, como pela redução de custo de transporte.
Fácil aplicação e desmolde
A diluição do produto pode ser feita diretamente no pulverizador que será utilizado para sua aplicação e a concretagem pode ser realizada logo após a aplicação do desmoldante, garantindo um processo fácil e ágil.
Além disso, o Oleomix-70 ainda garante fácil desmolde das peças, com ótimo acabamento superficial e sem deixar resíduos nas fôrmas.
Vantagens que fazem valer esta escolha
Não é apenas um, mas uma série de motivos que trazem as vantagens do desmoldante em emulsão para seus concorrentes.
Como vimos aqui, eles reúnem diversas vantagens em um produto só: qualidade, alto rendimento, redução de custo por uma série de motivos, e baixo impacto ao meio ambiente e à saúde dos colaboradores.
Você deseja conhecer o nosso portfólio e a nossa linha de óleos desmoldantes, em especial o Oleomix-70? Clique aqui para saber mais!
Não deixe de receber informativos e dicas exclusivas para fabricação de artefatos de concreto e pré-moldados, através do nosso Linkedin, Instagram e Facebook. Nos vemos por lá!