fbpx
10 mai

Praticidade na construção com o uso de pré-moldados

Você certamente já ouviu falar do uso de pré-moldados na construção civil, mas talvez não saiba exatamente quais são as funções desses elementos e de que maneira eles podem auxiliar em um projeto de construção. 

Pensando nisso, a Tecnomor separou algumas informações relevantes sobre o uso de pré-moldados e pré-fabricados. Fique de olho para esclarecer todas as suas dúvidas. 

O que são os pré-moldados de concreto?

No Brasil, existem várias normas técnicas que regulamentam a construção civil. No caso dos pré-moldados de concreto, a principal normativa é ABNT NBR 9062, que traz a seguinte definição: “elemento moldado previamente e fora do local de utilização definitiva na estrutura”. 

Assim, em termos mais simples, podemos compreender o pré-moldado de concreto como estruturas a serem utilizadas no processo de construção que são fabricadas anteriormente, fora do canteiro de obras. Veja alguns exemplos:

  • vigas
  • paredes
  • pilares
  • placas
  • painéis

Um dos grandes motivos para que essas estruturas sejam fabricadas previamente é a maior praticidade, uma vez que elas já chegam prontas. Na sequência, você aprenderá mais sobre os benefícios no uso de pré-moldados, mas, antes disso, vamos entender a diferença entre pré-moldados e pré-fabricados. 

Pré-moldado e pré-fabricado: entenda a diferença!

Na prática, não existe uma grande diferença entre os elementos pré-fabricados e os pré-moldados. Essa distinção, segundo a normativa brasileira, se dá pelo lugar onde as estruturas são produzidas. 

Primeiramente, é preciso entender que todo pré-fabricado é um pré-moldado, mas nem todo pré-moldado é pré-fabricado. 

Desse modo, o pré-fabricado é o elemento pré-moldado que é produzido industrialmente, em uma empresa destinada especificamente a essa produção. O pré-moldado, por sua vez, pode ser produzido em qualquer lugar, incluindo o próprio canteiro de obras. 

Dito de outra forma, quando uma estrutura pré-moldada é feita em uma fábrica especializada, seguindo as exigências da ABNT NBR 9062, ela é considerada como pré-fabricada. Todas as outras formas de fabricação constituem os pré-moldados. 

Estrutura com uso de pré-moldado de concreto

Vantagens no uso de pré-moldados de concreto

Sejam pré-moldadas ou pré-fabricadas, o uso de estruturas prontas, como comentamos antes, torna o projeto de construção mais prático. Por isso, cada vez mais os pré-moldados vêm ganhando espaço na construção civil brasileira. 

Conheça alguns pontos positivos no uso de pré-moldados em sua construção:

1 – Construção mais rápida

Logo de início, um fator importante a ser considerado na opção pelos pré-moldados é a agilidade do processo. Além da economia de tempo na produção dos elementos estruturais, que já vem prontos, existe também a possibilidade de realizar, ao mesmo tempo, diferentes partes do projeto. 

Assim, enquanto as estruturas pré-moldadas são produzidas, outras etapas necessárias podem ser adiantadas, como a preparação do terreno. Isso torna o processo mais rápido, garantindo o cumprimento de prazos.  

2 – Valores reduzidos

Quase todos os clientes buscam uma construção rápida, barata e de qualidade, mas esses três fatores são difíceis de serem conciliados. Uma forma de atingir essa meta é o uso de pré-moldados de concreto. 

Em relação aos custos do projeto, as estruturas prontas favorecem um controle dos gastos desde o planejamento, pois os valores são estabelecidos pelo fornecedor sem grandes oscilações no processo. 

Outro aspecto relevante é a diminuição no número de trabalhadores necessários, uma vez que parte significativa da construção é feita externamente. Com isso, é possível reduzir custos, mantendo a qualidade. 

3 – Qualidade da construção

De modo geral, os elementos pré-fabricados ou pré-moldados possuem maior qualidade, pois são produzidos seguindo exigências rigorosas. Portanto, o resultado são estruturas de grande resistência e alto nível de confiabilidade. 

A dica é escolher com cuidado quem produz os elementos pré-moldados, observando se as normas da ABNT são seguidas e a qualidade dos materiais utilizados. 

4 – Mais limpeza e organização

Nessa lista de vantagens, não poderiam faltar os quesitos limpeza e organização, que também são muito observados por quem contrata o serviço de construção. 

Ao utilizar estruturas pré-moldadas, a execução do projeto deixa de produzir concreto em grande escala. Dessa maneira, é necessário menos espaço, o local fica mais organizado e também há maior limpeza. 

5 – Maior sustentabilidade do projeto

E se você ainda não se convenceu dos benefícios da utilização de pré-moldados, o último argumento é importantíssimo: a sustentabilidade do processo de construção. 

Hoje se sabe que a construção civil é responsável por muitos dos danos causados pelos seres humanos ao meio ambiente e uma das maneiras de atenuar esse problema é a redução no desperdício.

Com o uso de pré-moldados, fica fácil desperdiçar menos, pois poucos materiais são armazenados no canteiro de obras, a produção de estruturas é feita em um ambiente com maior controle e não há sobras de concreto. 

Por tudo isso, vale a pena apostar nos pré-moldados, principalmente aqueles feitos com rigoroso controle. Se você gostou dessas dicas, aproveite para seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram. Assim você receberá todas as nossas novidades!

Fonte:

ABNT. NBR 9062. Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado. 15 mar. 2017. 3 ed.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.