Qual a diferença entre concreto seco e o concreto convencional?
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil e está presente em pequenas ou grandes obras. Isso porque o seu uso é muito mais viável e versátil em relação a outros materiais como, por exemplo, o metal.
Por esse motivo, existem diversos tipos de concreto no mercado, com finalidades, modo de aplicação, custo e outras características diferentes. O concreto seco e o concreto convencional são alguns deles.
Cada um possui suas próprias particularidades, ou seja, desde o aspecto em si até as finalidades.
Quer entender qual a diferença entre concreto seco e concreto convencional? Neste conteúdo, a Tecnomor vai explicar tudo sobre o assunto. Acompanhe a leitura!
O que é concreto?
O concreto é um material feito a partir da junção de água, cimento, agregados graúdos (britas) e miúdos (areia). Além disso, também são adicionados alguns aditivos e adições que auxiliam para aumento da resistência, durabilidade, endurecimento e melhor manuseio do material.
É utilizado em diversos tipos de obras, seja para a fabricação de pequenos itens decorativos até grandes edificações. Para isso, são utilizados concretos menos ou mais resistentes, de acordo com o seu objetivo.
Qual a diferença entre concreto seco e concreto convencional?
Como citado, o concreto evoluiu sendo diversificado para suprir diversos tipos de demandas, seja em diferentes tipos de produção e demandas de resistência e durabilidade diversas.
Nesse sentido, vamos explicar um pouco a diferença entre concreto seco e concreto convencional — duas misturas distintas que são muito utilizadas em diversos tipos de artefatos de concreto.
Concreto seco
O concreto seco, também conhecido como concreto farofa ou concreto sem abatimento (no-slump), é feito a partir da adição de pouca água na mistura, resultando em baixo teor de umidade — o que equivale de 5 a 8% da massa total.
Outra característica é que, em sua produção, utiliza-se mais cimento do que o concreto convencional. É necessário entre 350 a 400 kg por m³ de concreto.
O concreto seco também se caracteriza por apresentar baixo teor de partículas finas, existindo a presença significativa de vazios entre os agregados, que são reduzidos com o processo de vibro prensagem. Enquanto que no concreto plástico os vazios são ocupados pela pasta de cimento mais água.
Para melhorar algumas das suas propriedades, são incrementados aditivos que atuam como um lubrificante, reduzindo o atrito e a abrasividade entre os agregados, facilitando o adensamento da peça. Assim, melhorando a trabalhabilidade e o manuseio da massa e a resistência da peça.
Construções feitas com concreto seco
O concreto seco é utilizado para a produção de peças de concreto, tais como: blocos para alvenaria, seja para vedação ou estrutural, telhas, tubos de concreto, peças para pavimentação e entre outros.
Concreto convencional
É o concreto mais utilizado na construção civil e o primeiro a surgir no mercado. Também conhecido como concreto plástico, consiste na mistura clássica de cimento, água, areia e britas. A sua produção pode ser feita de forma usinada ou diretamente na obra, utilizando a betoneira.
A consistência é mais pastosa, diferente do concreto seco e é necessário o uso de vibrador para que o adensamento seja realizado da forma correta,
Uma de suas principais características é o uso da relação água/cimento como uma variável muito importante para definição da sua dosagem. Ou seja, não há uma porcentagem de água exata para adição, pois depende da resistência e do slump desejados para o concreto.
Construções feitas com concreto convencional
O concreto convencional é um material utilizado em diversas construções, sendo que as principais são: fundações, estruturas, peças pré-moldadas, lajes e pisos.
Conseguiu entender a diferença do concreto seco para o concreto convencional? O que distingue um do outro é, principalmente, a quantidade de água usada na mistura
E, então, gostou do conteúdo? Aqui, na Tecnomor, você encontra diversos produtos para utilizar em suas construções, acesse o site e confira. Aproveite também para ler outros conteúdos em nosso blog. Até mais!