fbpx
27 jun

4 tipos de blocos de concreto e suas aplicações

Os blocos de concreto são peças multifacetadas: a precisão dimensional das peças traz facilidades e vantagens para a alvenaria estrutural enquanto a possibilidade de retenção de calor torna-as ideais para a alvenaria de vedação. Apesar de muitos conhecerem apenas o modelo padrão, existem diferentes formatos e tipos de blocos de concreto que são destinados a variadas finalidades.

Afinal, um material tão versátil como este deve ser capaz de suprir diferentes necessidades, e é para isso que os diversos tipos existem. Neste texto que a Tecnomor preparou hoje, nós falaremos sobre os 4 principais tipos de blocos de concreto e a utilidade de cada um deles. Entenda mais abaixo!

 

Conheça os diferentes tipos de blocos de concreto

 

1. Bloco Split

Também conhecido como bloco stone, o primeiro exemplo dos tipos de blocos de concreto que trouxemos tem seus dois nomes justificados pelo método de produção e pela textura, respectivamente. O bloco split nasce da moldagem de duas peças unidas, as quais são separadas (split) por uma espécie de guilhotina. O resultado são dois blocos distintos, com uma textura que se assemelha à de pedras (stone).

 

tipos de blocos de concreto split

 

Enquanto o uso destes tipos de blocos de concreto não é significativo no Brasil, em países como a Alemanha e os Estados Unidos a sua utilização já é bem difundida. Possuem como vantagem o alto valor agregado.

 

2. Bloco Hidráulico

Caracterizados por um formato diferenciado, com a presença de uma cavidade, os blocos hidráulicos são construídos desta forma para permitir a passagem da tubulação de água por fora da parede do bloco. Essa característica faz com que a peça não tenha que ser cortada posteriormente.

 

tipos de blocos de concreto hidráulico

 

As cavidades por onde as tubulações passam podem ser feitas de diferentes maneiras, seja na vertical ou na horizontal. No entanto, um tipo pode ser mais recomendado que outro em cada caso. Quando o bloco for de vedação, tanto faz o sentido da cavidade. Por outro lado, blocos estruturais devem ter a cavidade na vertical.

 

3. Bloco Elétrico

Assim como o bloco hidráulico, o bloco elétrico também possui uma espécie de cavidade. Ambos os tipos de blocos de concreto são pensados e preparados para facilitar o processo de construção. A diferença do bloco elétrico é que, como o nome sugere, ele é feito para conter pontos de energia elétrica como interruptores e tomadas.

 

tipos de blocos de concreto elétrico

 

Aqui, existem duas possibilidades. Ele pode tanto ser já fabricado com a cavidade para a caixa de luz quanto com certas ranhuras que permitam que o bloco seja cortado durante a construção da parede. 

 

4. Bloco Térmico

Como último exemplo de tipos de blocos de concreto, temos os blocos térmicos. A principal característica destes blocos é uma capacidade de retenção de calor ainda maior. Por consequência, perde-se um pouco da resistência, fazendo com que o bloco térmico seja ideal na função de vedação.

 

tipos de blocos de concreto térmico

 

Para atingir a característica final dos blocos, eles são feitos com a utilização de agregados especiais que dificultam a passagem de calor. Alguns exemplos destes agregados são EPS, vermiculita expandida e cinasita.

 

Para ter uma produção eficiente de todos os tipos de blocos de concreto, é preciso utilizar os melhores aditivos e desmoldantes. Com mais de 15 anos de atuação e experiência de mercado, a Tecnomor possui os melhores produtos para a sua produção. Conheça nosso catálogo!

Aditivos para concreto seco

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.