fbpx ;
26 jul

O que é BIM e como ele pode auxiliar seus projetos

Entre tantas tecnologias que surgiram nos últimos anos, o BIM é uma das mais importantes para o setor da construção civil. Com ele, muitos problemas relacionados à gestão de projetos e à compatibilidade dos mesmos passaram a ser solucionáveis. Mas, quando entramos neste assunto, você sabe — exatamente — o que é BIM?

Muitas pessoas ainda cometem o erro de achar que ele se trata de um software, quando, na verdade, ele não o é. Ao invés disso, BIM é um processo de criação virtual do modelo do projeto que está sendo desenvolvido. Algumas das suas principais características são a modelagem 3D e a possibilidade de incluir informações funcionais relacionadas ao projeto.

Interessante, não acha? Neste texto, a Tecnomor fala um pouco mais a respeito deste assunto. Vamos explicar com mais detalhes o que é BIM e, para finalizar, ainda mostrar 3 vantagens que o processo traz para projetos diversos.

Continue a leitura e entenda!

O que é BIM?

A sigla BIM significa, no inglês, Building Information Modeling — que pode ser traduzida para algo como Modelagem de Informação da Construção. Uma definição técnica do método é dada pela Building Smart, uma organização mundial que atua com a tecnologia no setor da construção. Ela diz que BIM é uma:

“Representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, que permite integrar de forma sistêmica e transversal as várias fases do ciclo de vida de uma obra com o gerenciamento de todas as informações disponíveis em projeto, formando uma base confiável para decisões durante o seu ciclo de vida, definido como existente desde a primeira concepção até à demolição”.

Na prática, as principais características do BIM são aquelas que citamos na introdução: a possibilidade de modelar o projeto em 3D, deixando-o mais realista e parecido com o resultado; e a inclusão e integração de informações.

Um grande destaque do BIM é a viabilidade de trocas e auxílios entre profissionais com diferentes softwares. Desde que o arquivo esteja no formato .ifc, é possível abri-lo e editá-lo em diversos programas, incluindo Autodesk Revit, Vector Works e ArchiCad.

3 vantagens que ele traz para seus projetos

Agora que você já entendeu melhor o que é BIM, é importante que exploremos as vantagens que este sistema entrega a projetos que o utilizam. Acompanhe:

Agilidade no projeto

Um método completamente online e interativo faz com que a maioria dos passos de um projeto sejam muito mais rápidos. Os profissionais envolvidos não precisam consultar uns aos outros o tempo inteiro; basta fazer alterações e inclusões diretamente no arquivo.

Com isso, essa etapa da obra acaba sendo mais ágil — o que permite que o tempo de conclusão seja reduzido e a entrega ocorra mais cedo.

Redução de custos

Você sabia que a falta de interatividade, em que a colaboração entre profissionais é instantânea, pode gerar um custo altíssimo para a empresa responsável pelo projeto? A lógica é a mesma da vantagem anterior; se uma obra é mais longa, consequentemente ela é mais cara.

Mais uma vez, o BIM se mostra como uma solução adequada, visto que permite a interação direta entre todos os envolvidos.

Oportunidade para testar

Por fim, não poderíamos deixar de citar uma das vantagens mais interessantes. Em projetos 2D, a experimentação não é algo tão presente. Aqui, por outro lado, a modelagem 3D dá a oportunidade de testar diversas ideias.

É possível observar como a obra ficaria com o uso de diferentes materiais, como será o espaçamento entre os cômodos e muitas outras questões.

Testar previamente em um modelo 3D é, inclusive, mais uma forma de reduzir custos. Afinal, se algo der errado, basta alterar o projeto antes que a obra seja iniciada.

E você, já sabia o que é BIM? Tinha alguma ideia das vantagens que ele proporciona para projetos diversos? Caso tenha gostado de saber mais e queira continuar recebendo conteúdo, siga a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.