Concreto Protendido: o que é?
Você sabe o que é protensão? Termo muito utilizado na construção civil a protensão é uma técnica que tem como objetivo aumentar a resistência do elemento estrutural às tensões de tração exercidas sobre ele. Para isso, são aplicadas tensões internas na estrutura com sentido oposto ao sentido dos carregamentos verticais.
Dessa forma, é gerado uma espécie de sistema de equilíbrio entre a tração nos cabos de aço, posicionados estrategicamente, e a compressão do concreto. O tensionamento é feito a partir de macacos hidráulicos e só pode ser feito depois que o concreto atingir uma resistência mínima.
No mercado existem três tipos de protensão: pós-tracionado aderente, pós-tracionado não aderente e pré-tracionado. O concreto protendido pós-tracionado aderente é aquele onde a tração nos cabos de aço é feita após o endurecimento do concreto, assim, o atrito entre o cabo e o concreto é importante para garantir a aderência do aço com o concreto. Neste tipo de protensão a aderência também se dá pela injeção de bainhas metálicas, lisas ou onduladas. No caso do concreto pós-tracionado não aderente, o processo é o mesmo, a diferença está no fato de não haver aderência entre o concreto e o aço, neste caso, a ligação da armadura fica em pontos localizados no exterior do concreto.
Já no concreto protendido pré-tracionado o pré-alongamento da armadura ativa é feito com a utilização de apoios independentes do elemento estrutural, antes do lançamento do concreto. Após o endurecimento, os cabos são soltos e tendem a encurtar. E como o concreto não permite esse encurtamento são introduzidas forças de compressão na seção transversal por meio da deformação do aço.
Agora que você sabe o que é protensão, continue a leitura para entender mais sobre o que é o concreto protendido!
O que é concreto protendido?
O concreto protendido é um elemento composto por concreto e aço. A principal função do concreto é de resistir aos esforços de compressão, enquanto o aço é responsável pela resistência à tração, esforço que tende a alongar o material.
E pela tendência de retornar ao seu estado de deformação natural, o aço tracionado gera um esforço de compressão na peça de concreto. Essa compressão, por sua vez, irá suprir parte da tração que o elemento estrutural estará sujeito quando carregado. Ou seja, o concreto protendido é utilizado para que a resistência do concreto seja maior.
As resistências obtidas com o concreto protendido são de duas a três vezes maiores do que as utilizadas em concreto armado, e os aços nos cabos de protensão têm resistência três a cinco vezes superiores à dos aços usuais do concreto armado.
Veja quais os lugares que podem ser aplicados o concreto protendido:
O concreto protendido é mais utilizado em obras de grande porte, como plataformas marítimas, barragens, torres de concreto, viadutos, passarelas, parques eólicos e pontes, além de construções habitacionais e corporativas quando há a necessidade de grandes vãos livres. Além disso, estruturas cilíndricas, como silos e reservatórios, também contam com a protensão.
As vantagens do concreto protendido
Confira abaixo as vantagens de se utilizar concreto protendido:
- Redução das tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes aplicados nas lajes;
- Economia de concreto e aço, em função da utilização da seção transversal plena e por serem utilizados aço e concreto de maior resistência;
- Redução do tempo de construção, devido a facilidade de execução e o reaproveitamento das formas, e também, porque na maioria dos casos não é necessário a utilização de vigas na estrutura;
- Possibilidade de grandes vãos, pois a laje de concreto protendido consegue vencer vãos que o concreto armado usual não venceria;
- Pode ser utilizado para a recuperação e reforço de estruturas comprometidas;
- Maior controle tecnológico durante a execução;
- Menos peso estrutural, pois as lajes são esbeltas, o que diminui o carregamento da fundação da edificação;
- Redução de deformações e fissuras.
Em suma, o concreto protendido possibilita a construção de edificações mais eficientes. Assim, as chances de retrabalhos durante a execução da estrutura são mínimas em relação às obras convencionais, além da obra ser mais limpa, segura e rápida.
Contudo, existem algumas desvantagens no uso do concreto protendido que podem comprometer seu uso, uma delas é a necessidade de mão de obra especializada. Além disso, há a necessidade de escoramento durante o período de cura; necessidade de cuidado especial com a corrosão das armaduras de protensão e de equipamento especial durante a execução.
Aqui no Brasil, a cada ano que passa, novas empresas especializadas nesse tipo de tecnologia têm ganhado espaço no mercado. E essa área tende a crescer cada vez mais, já que as edificações ficam cada vez mais esbeltas e os consumidores cada vez mais exigentes.
Gostou dessas informações? A Tecnomor tem diversas soluções e produtos para ajudar na sua produção. Acesse as nossas redes sociais (Instagram e Facebook), confira todas as soluções disponíveis e escolha o que melhor atende às suas necessidades.