fbpx
9 jun

Construção modular com paredes de concreto: como usar?

As novas tecnologias vêm tornando os processos construtivos mais rápidos e práticos. Dentre essas inovações, é possível mencionar a construção modular, com peças pré-moldadas que são utilizadas tanto em estruturas quanto em fechamentos. 

As paredes de concreto pré-moldadas são uma das opções para a construção modular. Elas são utilizadas em edificações de pequeno, médio e grande porte, com resultados muito benéficos do ponto de vista estrutural e também da eficiência no processo construtivo.

Neste texto, a Tecnomor te explica como usar as paredes de concreto e por que elas são tão inovadoras!

Entendendo a construção modular

Vamos começar entendendo como funciona a construção modular. Ao redor do mundo, essa técnica construtiva vem sendo cada vez mais utilizada, sobretudo em países da Ásia, Europa e América do Norte. 

Aqui no Brasil, essa técnica construtiva ainda não é tão comum. Porém, vem ganhando espaço devido à maior praticidade. 

Em outros países, a construção modular recebe o nome de offsite, que significa algo como “fora do local de construção”. Isso porque, nesse tipo de técnica, algumas das estruturas chegam prontas ao espaço onde serão colocadas. 

Os módulos podem ser feitos de diferentes materiais, como metais, vidro ou madeira. Porém, aqui nosso enfoque será a construção modular feita com concreto. 

Como usar paredes de concreto modular

Quando se opta pelo uso de paredes modulares de concreto, é necessário que haja um projeto em conjunto com o arquiteto responsável pela construção. Assim, as paredes podem ser calculadas previamente, bem como as aberturas e espaço para a instalação de encanamento e eletricidade. 

Após essa etapa do planejamento, as paredes são moldadas em formas, conforme as necessidades específicas do projeto. Assim, as estruturas chegam prontas ao local de construção, garantindo mais agilidade no processo. 

Além dessa técnica, existem também as paredes de concreto que são feitas in loco, ou seja, no canteiro de obras. Por meio de moldes de PVC, EPS ou materiais metálicos, as estruturas são montadas e preenchidas com concreto. 

Alguns aspectos, no entanto, devem ser observados no uso das paredes de concreto: 

  • para o uso da paredes pré-moldadas fora do espaço de construção, é importante lembrar das gruas e guindaste que serão utilizadas, principalmente nas edificações com mais de três pavimentos; 
  • a qualidade do concreto utilizado nessas estruturas deve ser excelente, a fim de garantir a resistência e durabilidade das paredes; 
  • também é essencial que se tenha uma equipe especializada, com o conhecimento necessário para aplicar a técnica de modo eficaz. 

Benefícios da construção modular com paredes de concreto

O uso das paredes de concreto modulares, como comentamos antes, traz grandes benefícios para o processo construtivo. O principal deles é a agilidade. Segundo estimativas, a construção modular pode ser de 30% a 50% mais rápida que um processo convencional. 

Outra vantagem é a redução de gastos, pois o uso de modulares torna o processo mais eficiente e bem planejado. Assim, são utilizados menos materiais, com desperdício reduzido. Também é possível economizar com pessoal, posto que o tempo de construção é menor. 

Como consequência, há também menos impacto ambiental. A produção de entulho no canteiro de obras se torna menor, assim como o desperdício de material. Ademais, há menos sujeira, com um espaço mais organizado. 

Gostou dessas informações? A Tecnomor tem produtos para ajudar na produção de paredes pré-moldadas de concreto. Acesse o nosso site, confira todas as soluções disponíveis e escolha o que melhor atende às suas necessidades. 

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.