fbpx
21 dez

Entenda como a China construiu um hospital com mil leitos em 10 dias

A China é, entre outras coisas, conhecida por seu altíssimo poder construtivo — sendo, não à toa, o maior consumidor de concreto do mundo. Levando isso em consideração, não é surpresa que a construção de um hospital com mil leitos em 10 dias tenha acontecido por lá.

Mas, afinal, como isso é possível? Quais materiais foram utilizados, quantos trabalhadores estavam envolvidos no processo e por que uma construção tão rápida foi necessária? Essas são as perguntas que a Tecnomor responde ao longo deste texto — mostrando como a tecnologia está permitindo o setor ser cada vez mais rápido e eficiente.

Para saber mais, continue a leitura abaixo!

O início da pandemia e os rápidos esforços chineses

Ainda nas primeiras semanas do surto de covid-19, a China era um dos únicos países onde o vírus já havia se espalhado, com aproximadamente 17 mil infectados e cerca de 300 mortos. À época, a doença estava começando a se espalhar pelo mundo.

A cidade de Wuhan, em que o coronavírus foi descoberto, rapidamente tomou providências para tentar frear a contaminação — com medidas que incluíram justamente a construção de um hospital com mil leitos o mais rápido possível.

Cumprindo o objetivo, apenas 10 dias após o início das obras o hospital Huoshenshan estava pronto — tendo iniciado suas atividades no dia 3 de fevereiro de 2020.

Como a China construiu um hospital com mil leitos em 10 dias?

Mas o que você realmente deve estar se perguntando é: “como foi possível construir uma estrutura tão grande e equipada em pouco mais de uma semana?”. A resposta é relativamente simples: com o uso de estruturas pré-fabricadas. Através da construção modular, as paredes foram sendo erguidas muito rapidamente.

Além disso, o ritmo das construções também foi intenso, com trabalhadores atuando dia e noite. Com divisões em três turnos distintos, mais de mil pessoas estiveram envolvidas na obra, tudo com o objetivo de concluir o mais rápido possível e iniciar os atendimentos dos pacientes o quanto antes.

É importante citar que um fator muito importante para o sucesso do hospital Huoshenshan foi a experiência prévia da China com obras do tipo. Em 2003, durante a crise do vírus da Sars, trabalhadores de Pequim também executaram um projeto similar, finalizando a construção de um hospital com pré-fabricados em apenas 7 dias.

O que isso significa para o mundo?

Por que o fato de a China ter construído um hospital com mil leitos em 10 dias é importante para o resto do mundo? Porque isso mostra que o setor construtivo continua aumentando sua eficácia com o passar dos anos, sendo capaz de atender demandas cada vez mais urgentes com prazos reduzidos.

Em situações de emergência, como a pandemia de covid-19, a construção de hospitais de campanha acaba sendo extremamente facilitada — exatamente como aconteceu em Wuhan em 2020.

A tendência é que, com obras como esta sendo mais comuns na China, o restante do mundo também venha a apostar na construção modular. Como consequência, estaremos mais preparados para emergências de todos os tipos.

E você, gostou de saber um pouco mais a respeito das possibilidades das estruturas pré-fabricadas? O que achou do fato de a China ter sido capaz de construir um hospital com mil leitos em 10 dias?

Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo similar, siga a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.