fbpx
28 abr

A importância da Tecnologia da Informação na construção civil

Você já deve ter ouvido falar muito em TI, não é mesmo? A sigla, que significa “Tecnologia da Informação”, está presente em diversas atividades, inclusive na construção civil. Mas, você conhece de fato a importância dela para a transformação digital desse setor?

Se ainda não, a Tecnomor vai esclarecer algumas aplicações que estão fazendo a construção civil se adaptar aos novos tempos. Atualmente já existem vários aplicativos e soluções para otimizar a gestão, a produção e até mesmo a forma de se comunicar em um canteiro de obras, por exemplo.

Acompanhe o texto para saber mais detalhes. Tenha uma ótima leitura!

Você sabe o que é a Tecnologia da Informação?

A Tecnologia da Informação – ou Information Technology – é um termo que engloba o uso de softwares, hardwares e programas para processamento de informações que facilitam a rotina de uma organização. Ou seja, são os recursos tecnológicos criados para trazer maior eficiência aos métodos de trabalho e produção.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, a TI surge como uma excelente alternativa para a melhora da performance e aumento dos resultados. Assim, diferentes setores têm se beneficiado das ferramentas para o processamento de informações, o que não é diferente com a construção civil.

Vantagens da TI para o setor da Construção Civil

Diante de maiores possibilidades de análise e gestão, muitas construtoras perceberam que a tecnologia pode ser uma grande aliada nas várias etapas de uma obra. Se você ainda não se deu conta de quais benefícios a Tecnomor está falando, aqui vai uma pequena lista de como a Tecnologia da Informação pode facilitar a vida de empresas e pessoas:

Automatização dos processos

Tempo é dinheiro, não é mesmo? Essa conhecida afirmação faz todo o sentido na união entre TI e a construção civil. Com o uso da tecnologia, fica mais fácil realizar, em poucos segundos, tarefas que levariam horas para serem finalizadas.

Nesse sentido, podemos citar os cálculos de projeto e orçamento, além da geração de relatórios que indicam melhorias nas etapas de produção.

Aumento da produtividade e qualidade

Com processos mais ágeis e precisos, a chance de erros durante a execução das tarefas diminui de maneira significativa.

Consequentemente, empresas e profissionais contam com maior confiança nas informações geradas, melhorando assim a qualidade nos serviços – tanto no escritório quanto na obra -, e o melhor, evitando os retrabalhos.

Melhora no planejamento das construções

Com a utilização de softwares que interpretam dados, é possível prever prazos de entrega de fornecedores e de cada serviço da obra. Dessa forma, os profissionais ganham mais liberdade para otimizar as tarefas e acelerar os processos construtivos.

Quer mais vantagens? Com a Tecnologia da Informação, problemas são identificados de forma rápida, permitindo a tomada de decisão antecipada.

Infraestrutura comunicacional mais eficiente 

É fundamental que as informações da construtora estejam em local seguro. É nesse sentido que os profissionais de TI são essenciais, criando processos que protegem os dados confidenciais e permitem uma comunicação plena entre as equipes.

O gerenciamento de uma obra requer comunicação, troca de arquivos e conectividade entre o escritório e o canteiro. Portanto, a TI tem o papel de facilitar a comunicação entre os colaboradores e reduzir a perda de informações e a má interpretação dos dados.

Tecnologia da Informação: aplicação na construção civil exige conhecimento 

Apesar de serem grandes facilitadoras do trabalho, é imprescindível que as ferramentas de TI se comuniquem adequadamente à estrutura da construtora. 

Nesse sentido, o software escolhido deve ser capaz de receber e lidar com a quantidade de dados produzida, pois, dependendo do porte da empresa, esse fluxo pode ser enorme! 

Levando isso em conta, a TI na construção civil tem a função de analisar formas de conexão entre as informações e os setores, criando um ambiente virtual sem gargalos e problemas de conexão.

E então? Gostou do conteúdo que preparamos para você? Para receber outros materiais como esse, siga agora mesmo o perfil da Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.