fbpx
31 jan

Construção civil em 2022: perspectivas e tendências

Depois de um 2020 difícil para praticamente todos os setores, incluindo o construtivo, e de um 2021 com uma melhora significativa e um crescimento expressivo, muitos estão se perguntando como será a realidade da construção civil em 2022.

Enquanto órgãos e estudiosos traçam suas perspectivas, empresas e outros profissionais do mercado apostam nas principais tendências. Neste texto, a Tecnomor reuniu tudo que você precisa saber: tanto as perspectivas e números previstos quanto as tendências que deverão figurar entre as principais empresas deste mercado no Brasil.

Para conferir um panorama geral de como será a construção civil em 2022, é só continuar a leitura abaixo!

Quais são as perspectivas para o setor da construção civil em 2022?

Uma projeção recente, fruto de uma parceria entre a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP) mostrou que o PIB do setor construtivo deve crescer cerca de 2% ao longo de 2022.

Por mais que estejamos falando de um número positivo, ele não é muito considerável — especialmente se comparado ao crescimento de 8% observado em 2021. Ao contrário do grande progresso que vimos em 2021, tudo indica que 2022 será um ano um pouco mais estagnado.

Por outro lado, também há previsões positivas. Uma delas afirma que, com a possibilidade de 2022 marcar um dos momentos finais da pandemia, muitas pessoas irão buscar reformas e outros tipos de mudanças, o que pode fortalecer a demanda do consumidor final.

Além disso, não podemos nos esquecer que 2022 é um ano eleitoral. Historicamente, os últimos momentos antes de eleições são caracterizados por maiores investimentos públicos em obras de infraestrutura — o que também é uma ótima oportunidade para a construção civil.

3 tendências para este mercado

Agora que você já sabe quais são as perspectivas, verá também algumas tendências. Acompanhe!

1. BIM

BIM é uma sigla para Building Information Modeling — um termo em inglês que pode ser traduzido para algo como Modelagem de Informação da Construção. Na prática, ele é um processo de criação virtual do modelo do projeto que está sendo desenvolvido, no qual é possível observá-lo em 3D.

Aqui mesmo em nosso blog, nós já fizemos um texto falando melhor a respeito do BIM e suas vantagens. Você pode conferi-lo clicando neste link.

2. Soluções sustentáveis

A sustentabilidade já é uma prática do nosso mercado há muitos anos. Afinal, soluções sustentáveis não apenas ajudam na preservação do meio ambiente, como também melhoram a imagem da empresa perante seus parceiros comerciais e, dependendo do caso, ainda podem trazer economia.

Alguns exemplos que já estão sendo aplicados e devem continuar ainda mais ao longo de 2022 são o reaproveitamento de água da chuva, produção de energia elétrica por meio de painéis solares e até mesmo um maior uso de softwares e outras tecnologias digitais — diminuindo, assim, o uso de papel. 

3. Realidade aumentada

Enquanto o BIM é uma forma de melhorar a visualização de determinado projeto para os profissionais envolvidos nele, a realidade aumentada foca em outras pessoas: os compradores. Dispositivos de realidade aumentada são capazes de, além de alinhar as expectativas dos consumidores, ser uma ferramenta poderosa de vendas.

Apesar de ainda ter um custo relativamente alto por aqui, a tendência é que a realidade aumentada esteja cada vez mais presente — a começar por 2022.

E você, o que achou desses insights sobre a construção civil em 2022? Caso tenha gostado do texto e queira continuar acompanhando nossas novidades, não se esqueça de seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.