Resistência do concreto: o que é o Método da Maturidade?
O concreto é amplamente utilizado em diferentes setores. Por isso, é fundamental que se garanta a qualidade, durabilidade e resistência do material. No quesito resistência do concreto, há uma série de métodos para fazer a medição. O método da maturidade é um deles.
Neste texto, a Tecnomor vai te contar mais sobre o que é o Método da Maturidade do Concreto. Aprenda também sobre os benefícios de sua utilização.
O que é o Método da Maturidade para resistência do concreto?
Para entendermos o método da maturidade, é necessário partir da noção de que é com a hidratação do cimento que ele desenvolve suas propriedades no estado endurecido, adquirindo resistência. Nesse processo, há liberação de calor, ou seja, uma elevação na temperatura. Dessa maneira, o método busca registrar essas alterações na temperatura do concreto enquanto ele passa pela devida hidratação.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Fôrmas, Escoramentos e Acesso (Abrasfe), o Método da Maturidade do Concreto
“baseia-se na história da temperatura medida do concreto para estimar o desenvolvimento da resistência durante o período de cura, quando a umidade está disponível para hidratação do cimento”.
Assim, esse método tem como base avaliar o processo de variação na temperatura, entendendo que diferentes amostras de uma mesma mistura têm a mesma resistência do concreto quando o índice de maturidade é igual.
Trata-se, portanto, de estabelecer uma função para o índice de maturidade. Como exemplo, a Abrasfe menciona que:
“o concreto curado a uma temperatura de 15°C durante 7 dias pode ter o mesmo índice de maturidade de um concreto curado a 30°C durante 3 dias e, por conseguinte, resistências semelhantes serão obtidas”.
Por isso, o pressuposto do método de maturidade é estabelecer um índice que sirva para diferentes variações de temperatura.
O procedimento mais utilizado para a estimativa da maturidade de concretos é atualmente preconizado pela ASTM C1074:2017, onde o concreto é monitorado in loco e submetido aos cálculos definidos pela norma.
Resistência do concreto: benefícios do Método da Maturidade
O Método da Maturidade do Concreto é um método não destrutivo, que utiliza a temperatura real do concreto na estrutura para estimar a sua resistência no local, ao invés de corpos de prova cilíndricos curados em câmara úmida e com temperatura e umidade constantes.
A vantagem dessa estimativa em tempo real é a oportunidade de tomada de decisões pelos responsáveis pela construção, com rapidez e integralidade. Devido à característica de ensaio não destrutivo, o método da maturidade também contribui para a qualificação de concretos, sem gerar desperdício de material com a confecção de amostras que serão posteriormente descartadas, garantindo também ganho de produtividade nos canteiros.
Outro ponto importante é que o controle, em tempo real, da resistência do concreto garante a possibilidade de utilização de uma mistura justamente adequada ao desempenho necessário. Assim, o uso do concreto se torna mais eficaz, barato e durável.
Gostou dessas informações? A Tecnomor é especializada em soluções para melhorar a performance do seu concreto. Conheça mais sobre os nossos serviços e veja dicas em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.
Fonte:
ABRASFE. Método da Maturidade do Concreto. Ensaio Auxiliar para Fases Construtivas Críticas. Disponível em https://abrasfe.org.br/wp-content/uploads/2018/03/metodo_maturidade_concreto.pdf. Acesso em 15 maio 2022.