fbpx
7 dez

Concreto de alto desempenho x Concreto de alta resistência

Dependendo do projeto de que estamos tratando, concretos com resistências superiores às encontradas no concreto convencional são fundamentais. Enquanto algumas estruturas  demandam maior carga ou apresentam projetos estruturais mais arrojados, outras estão localizadas em ambientes agressivos — e, em ambos os casos, é necessário ter um concreto que apresente uma performance melhor. É por esses motivos que materiais como o concreto de alto desempenho e o concreto de alta resistência foram desenvolvidos.

É provável que você já tenha ouvido falar em algum deles — especialmente no concreto de alto desempenho, visto que ele é muito conhecido. No entanto, há uma confusão conceitual quando falamos nestes tipos de concreto. O que muitos imaginam que é o concreto de alto desempenho é, na verdade, o concreto de alta resistência.

Foi pensando nisso que nós elaboramos este texto. Na sequência, você poderá ver o que é cada um deles e entender as diferenças entre os dois. Por fim, ainda será possível conferir uma comparação mostrando qual dos dois materiais é o melhor.

Continue a leitura e confira!

O que é concreto de alta resistência

Também conhecido pela sigla CAR, o concreto de alta resistência leva esse nome graças à sua principal característica: com pouca idade, ele já obtém uma alta resistência. Para se ter uma ideia, enquanto a resistência à compressão do concreto convencional é de cerca de 30 MPa, a resistência à compressão mínima do concreto de alta resistência é de 50 MPa.

Alguns fatores fazem o CAR ter uma resistência à compressão superior que a normalmente observada em concretos convencionais. O material é caracterizado por ser mais compacto e menos poroso que o comum, além de ser criteriosamente dosado e produzido com uma escolha cuidadosa dos materiais mais adequados.

Esses materiais incluem adições cimentícias que substituem o cimento usual, além de um aditivo superplastificante — essencial para obter um concreto mais resistente. Para saber ainda mais a respeito do concreto de alta resistência, você pode conferir nosso texto sobre o assunto neste link.

O que é concreto de alto desempenho

O concreto de alto desempenho — também chamado de CAD —, por sua vez, não foi feito com foco apenas na resistência. E é exatamente isso que o diferencia do CAR. Ele também é o material mais indicado para projetos situados em ambientes mais nocivos. 

A alta resistência do concreto de alto desempenho não é apenas à compressão mecânica, mas também à sua durabilidade. Isso quer dizer que estruturas que ficam muito perto do mar ou em áreas industriais podem se beneficiar muito do CAD, sendo mais resistentes e, principalmente, mais duráveis.

Quanto à resistência, ela pode ser ainda maior que a do CAR. Com menos de um mês de idade, é possível obter um concreto com resistência à compressão de cerca de 125 MPa.

Concreto de alto desempenho x Concreto de alta resistência: qual é melhor?

Não existe uma única resposta absoluta para essa pergunta. Recomenda-se que cada caso específico seja avaliado para definir a escolha certa. Contudo, o que normalmente acontece vai de acordo com os exemplos que citamos. 

Projetos que exigem concretos de apenas resistência mecânica elevada podem optar pelo CAR, enquanto construções que precisam de concretos resistentes e também duráveis irão ganhar mais com o CAD.

Independente do tipo escolhido, a utilização de aditivos é fundamental. E nisso a Tecnomor pode te ajudar! Nós trabalhamos com diferentes linhas de aditivos superplastificantes, cada uma perfeita para um tipo de produção. Conheça nossos produtos e veja como podemos te ajudar no processo construtivo!

E se tiver gostado do texto e quiser receber mais conteúdo, não deixe de seguir a Tecnomor nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.