fbpx
3 mar

Qual é a função dos aditivos superplastificantes para concreto plástico?

Atualmente, os aditivos são praticamente indispensáveis na produção de todos os tipos de concreto, desde pisos, blocos, pavers e pré-moldados até os postes e similares. Sua função é a de alterar algumas propriedades do concreto, tanto no estado fresco quanto endurecido. Disponível no mercado em diversos tipos e com diferentes funcionalidades, têm como um de seus tipos os aditivos superplastificantes para concreto plástico, assunto deste texto.

Na sequência do conteúdo, a Tecnomor te explica o que é concreto plástico, introduz melhor os aditivos e seus tipos e também apresenta a função dos aditivos superplastificantes para concreto plástico. Continue a leitura abaixo e confira!

O que é concreto plástico

O concreto plástico é fabricado utilizando-se o conceito de fator água/cimento. Ele tem como principal característica sua fluidez —  passando pelas armaduras com facilidade e preenchendo os espaços sob o efeito de seu próprio peso. Apresenta também facilidade no bombeamento, excelente resistência e durabilidade.

Aditivos e seus principais tipos

Como já citamos na introdução, os aditivos são produtos feitos para alterar propriedades do concreto. Eles podem aumentar a resistência, a trabalhabilidade, a durabilidade, o aspecto e o acabamento e reduzir o coeficiente de permeabilidade, a exsudação e a segregação. Alguns dos principais tipos de aditivos para concreto são:

  • aditivo plastificante;
  • aditivo superplastificante;
  • aditivo acelerador de pega;
  • aditivo retardador de pega;
  • aditivo incorporador de ar;
  • aditivo hidrofugante.

A função dos aditivos superplastificantes para concreto plástico

Agora que já introduzimos os conceitos tanto de concreto plástico quanto de aditivos, chega o momento de apresentar a função dos aditivos superplastificantes para concreto plástico. A finalidade deste tipo de aditivo é muito bem definida, e é possível entendê-la com uma certa facilidade.

Os aditivos plastificantes são produtos que servem para aumentar a trabalhabilidade do concreto sem precisar aumentar também a quantidade de água adicionada à mistura. Ou — caso se queira utilizar menos água — o produto ainda possibilita alcançar a mesma consistência com uma quantidade de água pelo menos 6% menor, permitindo assim a produção de um concreto mais resistente.

Isso acontece graças a um processo que ocorre com as partículas do cimento Portland em conjunto com o aditivo. O que os superplastificantes fazem é a dispersão das partículas finas por meio de repulsão eletrostática, diminuindo, assim, a viscosidade e a necessidade de água para aumentar a trabalhabilidade do concreto.

Da mesma forma que os aditivos plastificantes, os aditivos superplastificantes para concreto plástico também atuam com o aumento da trabalhabilidade sem aumentar a porção de água ou mantêm a consistência com uma quantidade menor de água. A diferença é que os aditivos superplastificantes são bem mais potentes — enquanto os plastificantes conseguem reduzir no mínimo 6%, os superplastificantes reduz pelo menos 12%, podendo chegar até os 30%.

Gostou deste conteúdo? Entendeu a função dos aditivos superplastificantes para concreto plástico? Se quiser continuar recebendo materiais como este, não deixe de acompanhar a Tecnomor nas redes sociais! Nós estamos constantemente postando diversos conteúdos a respeito da produção de concreto. Encontre-nos no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.