fbpx
30 mar

Construções sustentáveis: projetos eficientes pelo mundo

A sustentabilidade nunca esteve tão em alta. Atualmente, o maior desafio de engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil em geral, é projetar e tirar do papel construções sustentáveis que causem o menor impacto possível no meio ambiente. E mais que isso, que se integrem ao ambiente onde serão instaladas.

De todas as atividades praticadas pelo ser humano, a construção civil é uma das que mais gera impacto no meio ambiente. Segundo o CIB (Conselho Internacional da Construção), considerando apenas o território brasileiro, mais de um terço dos recursos naturais extraídos são para a indústria da construção. E mais, 50% da energia gerada abastece a operação dessas edificações.

Diante disso, fica fácil entender porque empresas de todo o mundo passaram a dar protagonismo a práticas sustentáveis, trazendo soluções para potencializar a economia e proporcionar uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Conheça com a Tecnomor algumas construções sustentáveis que estão fazendo a diferença pelo mundo. Boa leitura!

Bosco Verticale, na Itália: natureza e concreto lado a lado

Localizado na famosa cidade de Milão, desde 2014 o edifício é referência quando se fala em construções sustentáveis. O Bosco Verticale – “Floresta Vertical” em italiano – já foi reconhecido como o arranha-céu mais bonito e inovador do mundo pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago, além de vencer o International Highrise Award, concedido pelo Museu de Arquitetura de Frankfurt, na Alemanha.

Sua estrutura verde e imponente é formada por duas torres residenciais com 111 metros de altura. O destaque fica por conta das mais de 900 árvores, 4.000 arbustos e 2.000 plantas que compõem a fachada da construção. Entre as soluções sustentáveis, o projeto oferece energia renovável através de painéis solares e sistemas de filtragem de água da chuva para manter a vegetação sempre verde e bonita!

E se o edifício em que você mora mudasse de cor a cada estação do ano? É isso que acontece com o Bosco Verticale! E mais, no verão as plantas ficam mais robustas, diminuindo de 2 a 3 graus a temperatura dentro dos ambientes. No inverno, as folhas caem e a construção recebe maior quantidade de luz natural.

Bahrain World Trade Center, Bahrein: tecnologia a serviço da economia

A construção, situada na cidade de Manama, possui um visual futurista que encanta os moradores e turistas que visitam a capital do Bahrein. O contorno majestoso das torres foi projetado para aproveitar as técnicas tradicionais de sustentabilidade, sabe como? Elas são posicionadas de forma que os ventos alimentem três turbinas gigantes. Isso mesmo! É só olhar mais de perto para notar a presença das turbinas eólicas instaladas entre as duas torres.

A tecnologia pioneira do Bahrain World Trade Center surgiu em 2008, com a inauguração do projeto. Desde então, as turbinas geram toda a energia renovável que alimenta o edifício. Além disso, outros sistemas tecnológicos são responsáveis pelas operações sustentáveis, como painéis solares que alimentam a iluminação rodoviária ao redor de sua base, iluminação fluorescente com eficiência energética em todo seu interior e piscinas reflexivas para resfriar a parte externa por meio da evaporação.

Museu do Amanhã, no Brasil: exemplo de design sustentável

É claro que na nossa lista de construções sustentáveis não poderia faltar um projeto brasileiro, não é mesmo? Um exemplo de construção que une turismo, um visual incrível e uma engenharia sustentável e eficiente é o Museu do Amanhã. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, o prédio inaugurado em 2015 utiliza as águas da Baía da Guanabara para alimentar o sistema de ar-condicionado das instalações. Quer entender como isso funciona? A Tecnomor te explica:

Seis bombas instaladas no subsolo do prédio puxam as águas frias do fundo da Baía. A água bombeada é utilizada na troca de calor entre a água do mar e a água de condensação que circula pelos chillers. Após ser utilizada no sistema de climatização, esta mesma água é devolvida mais limpa à Baía, em forma de cascata nos fundos do prédio.

Além disso, a cobertura da construção é formada por diversos painéis fotovoltaicos. Estes painéis se movimentam de acordo com a trajetória do sol, potencializando a captação de energia. No total, são 48 conjuntos de asas móveis utilizadas na cobertura metálica, diminuindo em até 40% o nível de energia consumida.

Construções sustentáveis e uma sociedade em transformação

Percebeu o que essas construções sustentáveis têm em comum? Todas elas possuem menos de duas décadas de construção, o que aponta uma significativa mudança em como a construção civil e a arquitetura moderna estão lidando com a sustentabilidade. E o melhor, grande parte das tecnologias sustentáveis vem permitindo aliar beleza e funcionalidade.

Ou seja, as ações de sustentabilidade ganharam protagonismo, mas a linguagem visual dessas estruturas são planejadas de forma a tornar a estética tão agradável quanto eficiente!

Gostou do conteúdo? Para receber outros materiais como esse, é só seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.