fbpx
9 set

As construções sustentáveis das Olimpíadas de Tóquio

Em 2021, tivemos os Jogos da XXXII Olimpíada, realizada em Tóquio, no Japão. A edição teve vários destaques, incluindo a melhor campanha da história do Brasil, que encerrou sua participação no 12º lugar no quadro geral de medalhas. No entanto, este está longe de ser o único fato que merece ser evidenciado.

O grande destaque deve ir para as construções sustentáveis que foram executadas para receber os jogos. Há muitos anos o Japão é exemplo de inovação e sustentabilidade quando o assunto é infraestrutura; não à toa, dezenas de métodos construtivos inovadores são criados e testados por lá. Com as Olimpíadas de Tóquio, a história não foi diferente.

Por mais que conquistas tenham sido obtidas e recordes tenham sido quebrados, foi o planejamento estratégico e as construções sustentáveis os verdadeiros vencedores. E, neste texto, a Tecnomor fala um pouco mais sobre isso.

Na sequência, nós te mostramos quais foram as principais construções sustentáveis das Olimpíadas de Tóquio e, por fim, ainda explicamos por que é tão importante destacá-las. Continue a leitura e saiba mais!

Quais foram as principais construções sustentáveis das Olimpíadas de Tóquio?

Antes de falarmos a respeito de obras específicas, é preciso ressaltar um padrão que chama a atenção. Em diversas outras sedes — e como também foi o caso do Brasil na Copa do Mundo FIFA em 2014 —, a maioria das construções são feitas do zero. Em Tóquio, optou-se pela reforma e adaptação de estruturas já existentes, o que, por si só, já é mais sustentável.

Este fato, aliado à utilização de produtos recicláveis e biodegradáveis tanto para a produção das medalhas quanto para as próprias construções, fez com que a edição de Tóquio recebesse o título de Olimpíadas mais sustentáveis da história.

E isso já começou com a reconstrução do Estádio Nacional do Japão, que passou a se chamar Estádio Olímpico de Tóquio. Nele, a sustentabilidade veio no material utilizado — buscando dar espaço ao que é natural do país, a obra contou com cerca de 2 mil metros cúbicos de madeira de cedro nacional.

Além dele, o Centro Ariake também usou madeira de reflorestamento; cerca de 2.300 metros cúbicos.

Um último projeto que deve ser citado é o da Vila Olímpica, local onde os atletas ficaram alojados. Várias das estruturas internas foram feitas com papelão reciclado, enquanto os colchões eram de polietileno, o qual virá a ser utilizado para a fabricação de produtos de plástico.

E por que isso é importante?

Qualquer grande projeto composto por construções sustentáveis ao redor do mundo é importante. Afinal, estamos perto de atingir um limite crítico do uso de recursos naturais. Caso os métodos antigos continuem a ser aplicados, podemos estar a poucas décadas de um esgotamento total.

Contudo, mesmo que qualquer obra deste tipo seja importante, a relevância fica ainda maior quando tratamos de um evento tão grande quanto os Jogos Olímpicos. O que foi feito no Japão pode vir a influenciar as próximas edições, assim como outras obras ao redor do mundo.

Na prática, isso significa que as construções sustentáveis das Olimpíadas de Tóquio são importantes pois, além do menor impacto ambiental, ainda estão dando o exemplo.

E você, acompanhou as Olimpíadas de Tóquio? Reparou o uso dos materiais que citamos em alguma das estruturas? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo conteúdo, é só seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.