fbpx
24 abr

7 curiosidades sobre concreto que você (provavelmente) não sabia!

Não existe nenhum outro material de construção mais utilizado que o concreto. Isso mostra como ele apresenta diversas vantagens e pode ser aplicado em muitos cenários diferentes. Hoje, a Tecnomor te apresenta 7 curiosidades sobre concreto que você provavelmente não sabia. Afinal, por ser um material usado de tantas formas, existem muitos fatos curiosos a respeito dele.

Se você quer conhecer algumas das principais curiosidades sobre concreto, continue lendo o texto abaixo e acompanhe cada uma delas conosco!

7 curiosidades sobre concreto

1. Primeira vez que o concreto foi utilizado

A primeira das curiosidades sobre concreto que nós trouxemos é também a mais antiga. As primeiras vezes nas quais ele foi utilizado (pelo menos das quais se tem notícia) foram na Grécia Antiga, em aproximadamente 800 a.C. A composição do concreto, por outro lado, era muito diferente da que conhecemos hoje: os materiais básicos eram cal viva, pedra-pomes e cinzas vulcânicas.

2. Concreto super resistente

Depois dos gregos, foi a vez dos romanos desenvolverem seu próprio tipo de concreto, algo que aconteceu pelo menos meio milênio depois, entre 300 a.C e 476 d.C. Porém, o concreto romano também tinha muitas diferenças do nosso — o concreto da Roma Antiga tinha sua resistência aumentada com o contato com o meio ambiente.

A explicação para isso é que os romanos utilizavam um mineral derivado do alumínio, o que deixava a resistência muito maior.

3. Revestimento de estradas com concreto

A pavimentação de estradas com a utilização de concreto já é uma realidade muito presente em diversos países. A maior resistência do material em relação ao asfalto, além de ele ser muito menos prejudicial ao meio ambiente são alguns dos motivos que fizeram este uso ter um crescimento rápido. 

Mas você sabia que um dos primeiros pavimentos de concreto do mundo, que foi construído em 1872, na Escócia, está em uso até hoje? Isso, por si só, mostra a vantagem do concreto nas pavimentações.

4. Maior consumidor de concreto no mundo

É muito provável que isso não seja uma grande surpresa para ninguém. A China, país mais populoso do mundo, é também o maior consumidor de concreto de todo o planeta. Para se ter uma ideia da magnitude da utilização de concreto na China, somente em um intervalo de tempo de dois anos (2011 a 2013) o país usou mais cimento que os Estados Unidos durante todo o século 20.

5. Material de construção mais usado

Outra das curiosidades sobre concreto que você, na verdade, talvez já saiba, é que ele é o material de construção mais usado no mundo. Mas você faz ideia do tamanho da utilização? Estima-se que aproximadamente 5 bilhões de metros cúbicos são produzidos todo ano por todo o mundo. A produção de todos os outros materiais de construção não chega nem na metade deste número.

6. Concreto perfumado

Sim, é isso mesmo que você leu. Com tantas inovações e o surgimento de tipos de concreto cada vez mais diferentes (incluindo o concreto biológico, o concreto translúcido e o concreto inflável), não é de se estranhar que já existe também o concreto perfumado. Este resultado é obtido a partir de agentes de liberação, que trazem o aroma para o produto.

7. Cimento na produção de bebidas

Você já deve ter ouvido falar que o concreto é um material muito versátil. Mas tanto a ponto de ser utilizado para produzir bebidas também? É o caso do vinho, que utiliza recipientes de concreto no processo de fermentação. O material foi escolhido para isso pois ele mantém a temperatura constante, o que possibilita a sobrevivência das leveduras.

E aí, já sabia de algumas dessas curiosidades sobre concreto? Cada vez mais o material se mostra como uma ótima alternativa em diversos segmentos, graças às suas versatilidade e resistência. Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais, acompanhe a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.