fbpx
27 nov

Pavimentos de concreto emitem menos CO2!

Nós já falamos em outro texto por aqui no blog a respeito das vantagens dos pavimentos de concreto, principalmente sob os pontos de vista da resistência e da economia que o material proporciona. Mas você sabia que, além disso, eles também são opções mais ecológicas? É o que diz uma pesquisa recente sobre o impacto de diferentes tipos de pavimento.

Neste texto que a Tecnomor preparou para você hoje, nós falaremos sobre o estudo que comprovou que os pavimentos de concreto emitem menos COquando comparados com o asfalto, explicando os fatores que mostram por que isso acontece e apresentando também outras vantagens de utilizá-lo.

 

Estudo sobre o impacto dos pavimentos de concreto

Recentemente, o Centro de Sustentabilidade do Concreto (Concrete Sustainability Hub, ou CSHub) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) realizou e divulgou um estudo onde seus pesquisadores buscaram medir como o incessante tráfego de veículos nas estradas mundiais impactava o meio ambiente.

Afinal, atualmente nosso planeta abriga pelo menos 45 milhões de quilômetros de rodovias pavimentadas. Este número tão significativo, inclusive, foi uma das razões que levaram os pesquisadores a elaborarem e seguirem em frente com o estudo.

Para falar sobre o impacto causado, é preciso entender primeiramente o efeito chamado de Interação Pavimento-Veículo (Pavement-Vehicle Interaction, ou PVI), uma das bases deste estudo. Ele diz respeito ao contato entre os veículos e os pavimentos e como esta relação, dependendo de alguns fatores, pode fazer o consumo de combustível ser maior.

O principal fator a ser citado é a aspereza do pavimento. De acordo com o responsável pelo estudo e diretor executivo do CSHub, Jeremy Gregory, o sistema de amortecedores de um veículo precisa dissipar mais energia e, por consequência, gastar mais combustível para se locomover quando a superfície na qual ele está é mais áspera.

E é exatamente aqui que os pavimentos de concreto se mostram mais sustentáveis. Sendo consideravelmente menos ásperos que o asfalto, eles exigem um esforço menor por parte dos veículos, gastando menos combustível e emitindo menos CO2 na atmosfera.

 

Outras vantagens dos pavimentos de concreto

Agora você já sabe que os pavimentos de concreto são ecológicos e, como citamos acima, resistentes e baratos também. Mas estas não são as únicas vantagens do material. Outra característica marcante que podemos citar é a baixa necessidade de manutenções, que se apresenta como consequência da alta resistência.

Enquanto o asfalto sofre mais desgastes com o tempo, isso não acontece com o concreto, fazendo com que sua vida útil seja maior sem que se precise gastar mais com operações de revitalização.

 

Não se esqueça: assim como outras peças feitas de concreto, incluindo os comuns blocos, os pavimentos de concreto pedem a inclusão de aditivos para que sejam produzidos com a maior qualidade possível.

 

Aqui na Tecnomor nós temos diversas linhas de aditivos com diferentes funções e indicadas para todos os tipos de peças. Você pode conhecer cada um de nossos produtos neste link.

Gostou desta notícia? Para continuar recebendo conteúdo como este, siga a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.