fbpx
18 jan

Quais são os principais tipos de blocos de concreto?

Os diferentes tipos de blocos de concreto auxiliam no momento de realizar as construções, como na alvenaria, pisos, instalações elétricas, lajes, e muito mais.

Seus modelos e formas variam muito, sendo que cada um dos tipos de blocos de concreto correspondem a um objetivo dentro da construção civil. 

Portanto, hoje nós vamos falar sobre os principais tipos de blocos de concreto, e quais as suas funções.

Vamos conferir? 

Tipos de Classes de Blocos de Concreto

Além dos modelos de blocos de concreto, eles também são separados por classes, sendo que nesse ponto o que diferencia cada classe é o nível de resistência, medido em MPa. 

São eles:

  • Classe A: 8 MPa;
  • Classe B: entre 4 a 8 MPa;
  • Classe C: entre 3 a 4 MPa;
  • Classe D: entre 2 a 3 MPa.

A diferenciação de formato e resistência ocorre durante o processo de produção da peça, sendo que, a partir de agora, nós vamos falar sobre os principais formatos e tipos de blocos de concreto. 

Sugiro que continue a leitura!

Blocos Hidráulicos e Elétricos

São blocos feitos especialmente para ordenar instalações elétricas e hidráulicas.

Ao utilizar blocos hidráulicos e elétricos, não é necessário cortar e/ou danificar os blocos tradicionais, facilitando no momento da construção.

Blocos de Concreto Estrutural

Esse bloco faz parte da alvenaria estrutural, sendo que paredes com vigas, pilares ou colunas de sustentação podem facilmente ser substituídos por blocos de concreto estrutural. 

Sua característica principal é a resistência e o peso, tornando-o capaz de suportar altas cargas, com acabamento superior aos demais e, com maior qualidade de assentamento. 

Um fator importante a ressaltar sobre os blocos de concreto estrutural é que obrigatoriamente devem possuir resistência superior a 4,5 Mpa, de forma que os blocos resistam às cargas solicitadas. 

Utilizar blocos de concreto estruturais podem consumir menos material no momento da execução da construção, porém, exigem acompanhamento cuidadoso no planejamento, uma vez que, assim que montadas as estruturas, não é possível mudá-las de lugar.

Blocos de Concreto de Vedação

Ao contrário do bloco estrutural,  esse é um dos tipos de blocos de concreto que possui baixa resistência, com média entre 2 e 3 Mpa, geralmente pertencentes à classe D. 

São fabricados para o fechamento de paredes, assim como tijolos cerâmicos, e utilizados para aplicações que não exigem capacidade de suporte, como muros divisórios ou alvenaria de vedação com suporte em estrutura de concreto armado.

Por isso, ao serem utilizados, exigem o suporte de estruturas como vigas, pilares ou cintas de amarração.

Possui a característica de ser mais poroso, com área de face equivalente ao bloco estrutural. 

Também apresentam furos que possibilitam a passagem de fios, dutos e tubulações, de forma prática, sem que necessite desobstruir a parede para tanto.

Blocos de Concreto de Amarração

São utilizados para ‘’unir’’ blocos e paredes, para tornar a estrutura ainda mais firme.

Quanto aos formatos, podem ser:

  • Amarração em L: dimensão de 14×34, colocadas em blocos especiais em todas as fiadas dos cantos das paredes;
  • Amarração em T: são colocadas nos encontros das paredes, com dimensões de 14×34 e 14×54;
  • Amarração em Cruz: utilizadas em paredes cruzadas entre si. São blocos de 14×54 no cruzamento, e blocos de saída por lado de 14×34 na transversal. 

Blocos de Pavimentação 

Os blocos de pavimentação também podem ser chamados de pavers ou pisos intertravados, formando o pavimento. 

São utilizados em ruas, estacionamentos, calçadas, áreas de passeio e áreas internas, sendo que as cargas que o pavimento suporta são distribuídas de forma igualitária nos blocos, bem como resistidas em conjunto, sendo essencial o intertravamento correto. 

Bom, nós esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre os principais tipos de blocos de concreto, e as suas funcionalidades.

 
Gostou das dicas? Então acompanhe a gente no Instagram e Facebook para saber ainda mais!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.