fbpx
6 jan

Conheça as principais tendências da Construção Civil para 2023

A preocupação com o futuro é uma pauta comum para todos os setores  e, com a construção civil, não seria diferente.

Os bons resultados de 2022, e a resiliência das empresas nos últimos dois anos, fizeram com que todas as frentes do mercado de construção estivessem com bons níveis de contratação, execução e vendas.

Este avanço constante, e as boas tendências da construção civil para 2023, acabam auxiliando até mesmo todo um ecossistema de outros setores que dependem e prosperam com a construção.  

Seu planejamento para 2023 já está levando em consideração o que o mercado prevê e espera de você nesse novo período? Aproveite este texto para ficar por dentro de alguns dados globais e das maiores expectativas para esse ano.

Crescimento do mercado

Pelo segundo ano consecutivo, o crescimento do setor está acima da economia nacional. As tendências da construção civil para 2023, neste mesmo tema, não são diferentes.

O setor registrou mais de 430 mil novas vagas com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022. Baseado nesses dados, pesquisas mostram que o crescimento esperado para 2023 é de 4,5% caso a economia permaneça sem grandes perdas ou crises.

As previsões para a economia são tão complexas quanto as de política e, estando altamente interligadas, as possibilidades de variação para esta previsão de crescimento são reais.

Tecnologia

Presente em todas as etapas da construção, a tecnologia vem avançando com cada vez mais soluções para todo o setor de planejamento, construção e vendas.

Além da eliminação de desperdícios e uma melhor organização dos calendários de atividades, a Inteligência Artificial vem ganhando destaque para a previsão de cenários.

Processando grandes quantidades de dados, é possível por meio dela prever melhores épocas para iniciar os trabalhos, gerir grandes equipes e auxiliar no contato com clientes.

Outro destaque vai para o uso cada vez maior de Drones, para o controle e registro de obras, e a Realidade Aumentada onde arquitetos e clientes vão poder passear por ambientes prontos antes mesmo de sua construção e conclusão.  

Inovação

As cidades inteligentes e o desenvolvimento social planejado estarão sob os holofotes em 2023, e nos próximos anos, pela crescente necessidade de um melhor aproveitamento dos espaços já ocupados pelas grandes metrópoles mundiais.

Demandando uma longa cadeia de inovações, esses passos impactam, no macro, com o planejamento ocupacional e divisão de cidades e bairros.

Já no micro, são as construtoras que terão de correr atrás de materiais inovadores, técnicas de construção mais ágeis, como a construção modular, e um impacto cada vez menor no dia a dia dos grandes centros.   

A ideia de cidades inteligentes não está apenas entre as tendências da construção civil para 2023, ela existe há anos.

Mas somente na última década que esse termo tem se destacado, devido a criação da Agenda 2030 da ONU (transformação mundial através de objetivos de desenvolvimento sustentáveis, seguros e igualitários) e o crescimento populacional.

Sustentabilidade

A construção civil é considerada uma das indústrias que mais causam impactos ao meio ambiente. Porém, anos após ano, vem se investindo em alternativas para contornar esses problemas.

Em 2023, a promessa de uma infraestrutura menos impactante é ainda maior.  

Pesquisa realizada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) mostrou que 66% dos consumidores pagariam a mais por um imóvel com soluções verdes com energia solar.

Sendo apenas uma das possibilidades de integração sustentável com o meio ambiente, o resultado dessa pesquisa mostra como a percepção do cliente vem mudando e colocando cada vez mais atenção nas práticas de todo o ciclo da construção civil.

Desde o canteiro de obras, com a correta gestão de resíduos e no uso de materiais verdes. Assim como durante os próprios processos construtivos com o conceito de “construção enxuta”.

Com essas tendências em constante destaque, a TecnoMor se coloca como fornecedora ideal, priorizando o uso de matérias primas ecologicamente corretas e a fabricação de produtos de fácil biodegradabilidade.

Todos os nossos processos de produção atendem às legislações ambientais municipais, estaduais, federais e aos demais dispositivos normativos aplicáveis, originando produtos que não prejudicam a natureza nem a saúde dos colaboradores.

Conheça nossa política de valores, linha de produtos e conte com o nosso apoio para toda essa expectativa de crescimento! 

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.