fbpx
5 mai

Fibrocimento – Como placas e telhas são produzidas?

Impulsionado pela demanda por materiais duráveis, resistentes e sustentáveis, o mercado nacional e internacional segue investindo no fibrocimento como matéria-prima para telhas e placas. Somente para o segmento de cobertura, as telhas de fibrocimento representam uma grande fatia do mercado nacional, estabelecendo a importância desse tipo de material.

Atendendo as necessidades técnicas e econômicas do mercado brasileiro, principalmente quando o custo é um fator primordial, é bastante comum encontrar projetos de construção civil que utilizem artefatos desse tipo de material. Unindo maior vida útil e menor custo de instalação do que coberturas de outros materiais, as telhas e placas de fibrocimento acabam sendo a primeira opção de compra também para consumidores finais em busca dessa economia aliada à durabilidade.

Mas do que se trata esse material, e como ele é produzido e transformado nesses artefatos? 

O fibrocimento é um material composto por cimento Portland, agregados minerais moídos, fibras de reforço e aditivos. Além do seu baixo custo, outras vantagens que o estabeleceram tradicionalmente na construção civil são sua fácil instalação e durabilidade.

Continue sua leitura e descubra ainda mais sobre este material.

Como o fibrocimento é produzido?

O processo de produção do fibrocimento envolve uma série de etapas para a mistura da matéria prima, sua modelagem e preparação para uso. Seguindo os processos padrões do mercado, a ordem das etapas é:

Preparação da mistura

O cimento Portland é misturado com água e fibras de reforço, que podem ser de origem vegetal (como sisal ou celulose), mineral (como o vidro) ou sintética (como polipropileno ou poliéster). 

Alguns aditivos também são adicionados nessa fase, para melhorar as propriedades do material, como resistência mecânica, impermeabilidade, estabilidade dimensional e resistência ao fogo. 

Vale lembrar que no Brasil, desde 2017, o fibrocimento fabricado com fibras de amianto como componente de reforço teve seu uso definitivamente proibido.

Formação da manta

A mistura, com todos seus itens e aditivos, é então colocada em uma máquina chamada Hatschek, que consiste em um cilindro rotativo que mergulha em um tanque com a mistura. 

O cilindro é revestido por uma tela metálica que retém as fibras e o cimento, formando uma camada fina e uniforme. Essa camada é transferida então para um transportador contínuo, onde se sobrepõem outras camadas até formar uma manta com a espessura desejada.

Prensagem

Com a espessura desejada, a manta é prensada entre dois rolos para eliminar o excesso de água e compactar o material.

É nesta fase que o seu formato, em placas ou telhas de diferentes tipos de ondulação, é estabelecido por meio de fôrmas. 

Nesse momento, desmoldantes como o Oleomix-70 PM-F entram em ação para um conjunto de benefícios como manter as formas limpas, reduzir a quebra das peças e aumentar a durabilidade das fôrmas. Cada uma dessas propriedades ajuda no custo do material e na agilidade de toda linha de produção.

As telhas de fibrocimento podem ser encontradas em ondulações pequenas (4mm), grandes (5mm e 6mm) e muito grandes (8mm). 

Cura

As peças então são submetidas a um processo de cura em autoclaves. 

Estas câmaras pressurizadas, que aquecem o material a uma temperatura de cerca de 180°C por algumas horas, garantem a aceleração do processo de hidratação do cimento, conferindo ao fibrocimento as suas características finais.

Corte

Nesta etapa, as placas ou telhas são cortadas de acordo com as dimensões especificadas. Dependendo do porte da indústria, essa etapa pode ser feita manualmente ou de forma completamente automatizada. 

Acabamento

As placas ou telhas podem então receber um tratamento superficial para melhorar a sua aparência ou funcionalidade, como pintura, texturização ou impermeabilização.

Onde aplicar os artefatos de fibrocimento?

O fibrocimento pode ser aplicado em diversos tipos de obras, como residenciais, comerciais ou industriais. 

Cobertura

As telhas de fibrocimento podem ser usadas para cobrir telhados com inclinação a partir de 15º, com diferentes formatos e cores.

Bastante versátil, este tipo de cobertura tem um valor acessível e fácil instalação, com uma das principais vantagens em relação às telhas de cerâmica, o seu peso.

Como elas são mais leves, exigem menos reforços de vigas e pilares na estrutura do imóvel. Essa característica também permite que as telhas de fibrocimento façam a cobertura de espaços mais amplos com uma menor quantidade de divisórias.

Placas e divisórias

Mesmo com a maior parte do fibrocimento sendo utilizado para a produção de telhas e acessórios para cobertura, as placas planas e painéis estão começando a se popularizar, principalmente na “Construção a Seco” e em fachadas de prédios.

Com as mesmas características de leveza e fácil instalação, as placas podem ser usadas para revestir paredes internas ou externas, divisórias, forros ou fachadas.

💡Leia também, Artefatos de fibrocimento: você sabe o que são?

Acesse os conteúdos da Tecnomor para conhecer mais sobre nossas linhas de aditivos e desmoldantes, ou conheça pontualmente a ação do desmoldante Oleomix-70 PM-F, formulado especificamente para o segmento de artefatos de fibrocimento.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.