fbpx
2 jul

Artefatos de fibrocimento: você sabe o que são?

Artefatos de cimento são peças que já se mostraram muito eficientes em obras de todos os tipos. Maior agilidade na construção e redução de desperdícios são algumas das principais vantagens atribuídas aos produtos. Porém, como em qualquer mercado, é preciso continuar evoluindo e buscando novas soluções cada vez mais inovadoras e benéficas. Foi graças a isso que os artefatos de fibrocimento surgiram.

Relativamente falando, eles ainda são muito recentes, especialmente quando comparados a outros produtos que já são usados há décadas. Portanto, caso você não saiba exatamente o que os artefatos de fibrocimento são ou quais os benefícios que eles apresentam, não se preocupe! No restante deste texto, a Tecnomor te explica tudo a respeito do assunto.

Começamos definindo o que é fibrocimento e, depois, listamos as principais vantagens dos artefatos feitos com ele.

Boa leitura!

 

O que é fibrocimento

De acordo com definição do portal E-Civil, fibrocimento “é o material resultante da união do cimento comum, com fibras (de 10% a 15%) de qualquer espécie, podendo ser de origem mineral ou vegetal”. Até um tempo atrás, a fibra mais comumente utilizada era a de amianto e, graças a isso, muitos o conheciam como cimento amianto.

No entanto, diversos estudos já demonstraram que o amianto é uma substância prejudicial à saúde humana e até mesmo cancerígena. Em função disso, diversos países proibiram o seu uso e, aqui no Brasil, a utilização agora é bem reduzida. Como principal alternativa, há a fibra de escória — resíduo oriundo da produção de aço, formado pela argila do minério de ferro misturada com silício e alumínio.

A aplicação do fibrocimento é mais comum justamente nos artefatos, especialmente placas para paredes, chapas onduladas, tubos e, principalmente, telhas. Praticamente toda busca por fibrocimento traz resultados para as telhas feitas com o material.

 

Aplicações e vantagens: os artefatos de fibrocimento

E isso não à toa. Artefatos de fibrocimento trazem vantagens das mais diversas. Tratando especificamente das telhas, o principal benefício que podemos citar é o fato de ela ser mais barata. O preço bruto das telhas é quase o mesmo, porém o fato de a instalação ser muito mais simples faz o investimento final ser até três vezes menor.

Além das telhas, porém, muitos apostam em outros artefatos de fibrocimento: as placas de paredes que citamos acima. Com essas placas, é possível construir fachadas, algo que já é feito aqui no Brasil, especialmente em edifícios industriais, galpões e armazéns. 

Uma das grandes vantagens aqui é que quase qualquer fachada pode ser feita com o material, visto que estas placas são encontradas no mercado em diversos tamanhos. Outro benefício das placas é a resistência e durabilidade, visto que água, umidade e temperaturas mais baixas não são prejudiciais aos materiais.

Por fim, a execução não para nas telhas e nas placas. Há ainda os também já citados tubos e outras peças de conexão, o que possibilita que uma boa parte da obra seja feita com o fibrocimento. Mesmo sendo um material barato, as peças de conexão se destacam por serem bem resistentes também, cumprindo sua função sem que haja a necessidade de gastar muito.

 

 

E você, já conhecia o fibrocimento, os artefatos de fibrocimento e as possibilidades do material? Assim como outros artefatos de concreto, eles precisam de um bom desmoldante para que a produção entregue peças da mais alta qualidade. Para isso, você pode contar com o Oleomix 70 PM-F, nosso desmoldante em emulsão aquosa fabricado especialmente para a produção de artefatos de fibrocimento. Saiba mais sobre ele aqui!

Gostou deste texto? Nós estamos sempre produzindo conteúdos de relevância para quem trabalha no setor de artefatos de concreto; caso queira receber mais, não deixe de acompanhar a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.