É possível fazer concreto sem cimento?
A primeira resposta que vem à mente da maioria das pessoas que se deparam com essa pergunta é, logicamente, não. Afinal, o cimento tem um papel fundamental na produção do concreto, sendo um material usado quase exclusivamente com essa finalidade. Ainda assim, pesquisas e estudos têm mostrado que é possível, sim, fazer concreto sem cimento.
E você pode estar se perguntando como. Considerando que o cimento é o material que tem a função de realizar a ligação entre os agregados, é preciso que a composição do concreto sem cimento conte com outro material capaz de cumprir a mesma função. E é exatamente esta a lógica dos estudos que citamos acima.
Mas como exatamente tudo isso funciona? É isso que a Tecnomor mostra neste texto! Na sequência, nós apresentamos com mais detalhes o projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Tóquio, explicamos o que foi feito nele e mostramos as projeções para o futuro do concreto sem cimento.
Continue a leitura e descubra!
Concreto sem cimento existe? Conheça a inovação!
Como você já viu na introdução, sim, ele existe! Trata-se de um estudo inovador feito por Yuya Sakai e Ahmad Farahani, ambos pesquisadores da Universidade de Tóquio.
Para que um produto como o concreto sem cimento pudesse existir, foi preciso encontrar outro material que fizesse o papel do cimento — a ligação entre os agregados. E foi exatamente isso que os responsáveis pelo projeto fizeram.
O material utilizado foi o tetraalcoxissilano, um composto resultante da reação de areia com um álcool e um catalisador. Com este processo, obtém-se um gel capaz de unir as partículas de areia e demais agregados, substituindo, assim, o cimento que seria utilizado normalmente.
A motivação por trás da pesquisa
Talvez você esteja se perguntando o que motivou os cientistas a desenvolverem o projeto. A principal causa por trás dele é, na verdade, ambiental — como é o caso de diversas das inovações que surgem diariamente. Afinal, cada vez mais é necessário investir em soluções que causem menos impactos para o meio ambiente.
E o que o cimento tem a ver com isso? Na verdade, tudo. Para se ter uma ideia, 95% da pegada de CO₂ (nome que damos para a quantidade de dióxido de carbono liberado para a atmosfera) do concreto vem da produção do cimento.
Se o cimento deixar de ser necessário na produção do concreto, o material de construção mais utilizado do mundo passará a ser muito mais ecológico do que é atualmente.
Um projeto para o futuro
Contudo, ainda estamos falando de um projeto embrionário. Isso porque o processo usado para a composição de tetraalcoxissilano está sendo feito apenas em laboratório, em caráter de testes para a fabricação do melhor concreto sem cimento possível.
Não se sabe quando o material começará a ser produzido em nível industrial ao redor mundo. Hoje, além de ser apenas um produto de laboratório, a fabricação está limitada ao território japonês.
No entanto, podemos ter a certeza de que, com o passar dos anos, esta será uma inovação importantíssima para todo o setor da construção civil, permitindo a realização de obras muito mais sustentáveis que as de hoje.
E você, o que achou do concreto sem cimento? Gosta de ler sobre esse tipo de inovação? Caso queira continuar recebendo conteúdo do tipo, é só seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram!