Quais são as vantagens dos pisos de concreto?
Você já parou para pensar nos pisos de concreto, seus benefícios e possibilidades? O uso deste tipo de piso está em alta, e oferecer este tipo de peça pode ser uma vantagem competitiva.
No texto que a Tecnomor preparou para você hoje, nós falaremos mais sobre os pisos de concreto e como eles podem ser aproveitados, além de mostrar algumas aplicações. Saiba mais!
Pisos de concreto e suas alternativas
Para começar, é preciso citar que existem diversos tipos de pisos de concreto. A constante evolução do setor permite que cada vez mais alternativas sejam apresentadas e difundidas, fazendo com que os profissionais desta área consigam explorar ideias criativas e conceitos inovadores.
Neste texto de hoje, nós iremos focar em dois deles: os pisos de concreto 30×30 e os pisos intertravados — os tão conhecidos pavers.
Pisos intertravados — pavers
Os pavers são produtos pré-moldados, sendo muito encontrados em espaços públicos que vão de calçadas a praças e estacionamentos. Atualmente, graças ao diferenciado aspecto estético que oferecem, já começam a ser observados também nas áreas externas de muitas residências.
Você pode ver dois exemplos dos tipos mais comuns de pavers (retangular e em “S”) nas imagens abaixo:
Pisos de concreto 30×30
Os pisos de concreto 30×30, por sua vez, são aqueles quase que completamente utilizados apenas em calçadas, tendo exemplos em pelo menos algumas estéticas bem diferentes e características. São reconhecidos pela resistência e pela função antiderrapante.
Vale citar também o uso deste tipo de piso para indicações de segurança para pessoas com algum tipo de deficiência visual. Os pisos táteis, como são chamados, têm elementos em alto relevo e a cor vermelha ou amarela.
Veja em seguida um exemplo de piso de concreto 30×30:
Vantagens dos pisos de concreto
Mesmo falando de dois tipos diferentes de pisos, os benefícios oferecidos por eles são os mesmos. Algumas das vantagens que podem ser citadas são:
- Resistência: pisos de concreto são duráveis e resistentes. Não é à toa que tanto os pavers quanto os pisos 30×30 são utilizados em ambientes com grande fluxo de pessoas e até em locais com tráfego de veículos tanto leves quanto pesados. Aqui vale citar também que eles possuem grande capacidade de drenagem.
- Baixo índice de manutenção: manutenções e limpezas têm uma frequência baixa quando falamos em piso de concreto. Não há acúmulo de sujeira, e uma das únicas manutenções recomendadas é uma limpeza a cada cerca de um ano. Além disso, no caso de uma eventual manutenção de pavers, há a facilidade de os pisos não precisarem ser quebrados.
- Instalação simplificada: diferentemente das restantes, esta é uma vantagem mais específica dos pavers. Os pisos intertravados não apresentam complicações em sua instalação, pois basta encaixá-los uns aos outros em cima de uma camada de areia que servirá como regularização da base. Outros tipos de pavimentos exigem o uso de argamassa, algo que que não existe aqui.
- Design: graças às suas cores neutras, os dois tipos de pisos de concreto citados no texto combinam com diversos tipos de ambientes, tanto internos quanto externos. E para quem deseja uma customização maior, há ainda a oportunidade da utilização dos pigmentos para concreto, dando novas cores e aumentando as possibilidades de design.
Exemplos de aplicações
Veja abaixo mais algumas aplicações dos pisos de concreto:
Viu como os pisos de concreto apresentam inúmeras vantagens? E não se esqueça: para que a fabricação destas peças entregue o melhor resultado possível, o uso de aditivos e desmoldantes é indispensável. A Tecnomor conta com uma linha de produtos concentrados de verdade, perfeitos para a sua produção. Confira nossos produtos aqui!
E para receber mais conteúdos como este, acompanhe a Tecnomor no Facebook e no Instagram!