fbpx ;
24 abr

Tubos de concreto. Entenda as diferenças e aplicações desses artefatos

Os tubos de concreto são peças fundamentais na engenharia civil, sendo utilizados em diversas aplicações, desde a construção de redes de esgoto e drenagem até a proteção de cabos elétricos e telefônicos. 

Longe dos nossos olhos, eles trazem uma série de vantagens como resistência, durabilidade e fácil instalação que, junto com um baixo custo em comparação a outros materiais, fazem deles uma escolha frequente para obras de várias proporções.

Eles são produzidos a partir da mistura de cimento, areia, água e agregados (como pedra britada ou cascalho) que, com a ajuda de aditivos, resultam em um material resistente à compressão e tração. 

A produção desses tubos pode ser realizada em diversas dimensões e configurações, permitindo que sejam utilizados para diferentes aplicações.

Continue acompanhando nosso texto, e descubra ainda mais detalhes sobre essas estruturas e suas aplicações.

💡Leia também, “Aditivos plastificantes para concreto seco: porque e como utilizá-los?

Tipos de tubos de concreto

Assim como outros artefatos de concreto, os tubos podem ser produzidos seguindo uma série de configurações de diâmetro, armação, classe de resistência, tipo de encaixe e tipo de junta.

Tubos de concreto simples

Produzidos pela adição apenas do concreto aos moldes, os tubos de concreto simples são classificados com  níveis de resistência PS1, que possuem carga mínima à ruptura entre 16 kN/m a 24 kN/m (unidade para medir a pressão) e PS2, com carga mínima variando entre 24 a 36 kN/m. 

Os tubos de concreto simples são utilizados, principalmente, em obras que não exigem grande resistência, como em fossas sépticas, passagem de animais e pedestres, dispositivos de playground e poços de inspeção.

Tubos de concreto armado

Classificados em PA1, PA2, PA3 e PA4, sendo a maior numeração a que indica maior carga por ele suportada, os tubos de concreto armado recebem uma estrutura de aço interna para oferecer ainda mais resistência.

A carga de resistência mínima à ruptura nesses modelos, dependendo de sua classificação, pode chegar até 360 kN/m, por isso são mais duráveis e bastante indicados para uso em galerias pluviais e bueiros. 

Macho e fêmea

Com um formato uniforme, cilíndrico, o tubo macho e fêmea possui apenas um degrau em cada extremidade para fazer seu encaixe e instalação. 

Dependendo do uso, a concretagem para isolamento das pontas pode ser necessária.

Principais usos – Estrutural, drenagem pluvial e acomodação de conduítes.

Ponta e bolsa

Com adição de material em uma das extremidades, esse tipo de tubo é amplamente usado em projetos de saneamento e drenagem pluvial.

A extremidade mais larga, chamada de bolsa, serve para o encaixe em outros tubos, reforçando a vedação da junção e reduzindo as chances de vazamentos.

Principais usos – Drenagem pluvial e rede de esgoto. 

Junta elástica

Com o mesmo formato do ponta e bolsa, o tubo Junta elástica possui um anel de borracha que, além de garantir a estanqueidade do líquido que será conduzido em seu interior, tem resistência à fluidos corrosivos.

Outra vantagem dessa estrutura é a habilidade de suportar movimentações no solo. Esses pontos fazem com que o uso do tubo de junta elástica seja obrigatório no esgotamento sanitário, e opcional para drenagem pluvial.

Principais usos – Rede de esgoto, rede de esgoto sanitário e drenagem pluvial. 

Tipos de uso

Uma das principais aplicações dos tubos de concreto é em sistemas de esgoto e drenagem.

Por suportarem altas cargas, os tubos são ideais para a construção de galerias subterrâneas e sistemas de tubulação para diversos usos. Além disso, esses tubos podem receber tratamento para se tornarem resistentes a agentes químicos presentes no esgoto, o que garante sua durabilidade e longa vida útil.

Outra aplicação dos tubos de concreto é na proteção de cabos elétricos e telefônicos. Esses tubos são ideais para a construção de galerias subterrâneas para a passagem de cabos, garantindo proteção contra intempéries e até mesmo vandalismo. 

Os tubos de concreto também são utilizados em obras de infraestrutura, como a construção de pontes, viadutos e passagens subterrâneas. Sua resistência e durabilidade garantem a estabilidade dessas estruturas, além de permitir a passagem de fluxos volumosos de água em regiões sujeitas a enchentes e inundações.

tubos de concreto

Cuidados na produção

Os tubos de concreto podem ser fabricados através do adensamento vibratório e prensamento radial.

Após o concreto ser despejado nas fôrmas de moldagem, é realizado o adensamento através da vibração com equipamentos especializados. O ar, que anteriormente foi incorporado à massa, é retirado, resultando na acomodação dos agregados grandes e pequenos.

Depois dessa etapa, uma máquina específica retira as fôrmas e os tubos de concreto entram em processo de cura por tempo compatível com o ganho de resistência mecânica para que seja transportado e utilizado em obras diversificadas com total segurança.

Ao longo destes passos é preciso estar atento a uma série de atributos como textura, fissuração e possível desgaste dos tubos. Testes são normalmente realizados ao longo de todo o processo com amostragem que pode variar desde uma peça até lotes completos.

O uso de aditivo, como o Liquiplast-1400 Master, é uma opção interessante exatamente por tratar diretamente dos parâmetros envolvendo o cuidado com a textura, fissuração e desgaste destas peças, além de reduzir a absorção de água e melhorar a resistência dos tubos.
Continue acompanhando nosso blog para saber mais, e nosso catálogo de aditivos voltados para sua melhor produção.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.