fbpx
25 fev

Previsão para o setor da construção após a pandemia

Ainda que uns mais e outros menos, todos sentimos os impactos causados pela pandemia de covid-19. Por outro lado, o início da vacinação ao redor do mundo está sendo responsável por fazer a situação começar a melhorar, tanto no sentido social quanto econômico. E, por falar em economia, você sentiu diferenças na construção civil durante o período? E, ainda mais importante, sabe quais são as previsões para o setor da construção após a pandemia?

É exatamente sobre isso que a Tecnomor fala neste texto. Abaixo, você poderá acompanhar os números que a pandemia causou na economia brasileira e na nossa construção civil, além, é claro, da principal tendência para a construção após a pandemia.

Com isso, é possível saber em quais ofensivas será mais interessante investir. Acompanhar as tendências do mercado é o melhor caminho para atuar em frentes que trarão lucro para sua empresa.

Para saber mais sobre o assunto e ficar por dentro da previsão para o setor da construção após a pandemia, continue a leitura abaixo!

 

Qual foi o impacto da pandemia na economia e na construção civil?

Não é novidade para ninguém que o cenário da construção civil não estava dos melhores nos últimos anos. No entanto, tudo indicava que uma mudança estava por vir. Os números de 2019 estavam voltando a ser bons, e a estimativa era de que o PIB crescesse 2,2% em 2020. Até que chegou a pandemia.

Com ela, muitos setores pararam completamente. A previsão para o PIB, que antes era de um crescimento, passou a ser de queda de quase 10%. A boa notícia, apesar de tudo, é que o impacto na construção civil foi um pouco menor. O PIB referente apenas a este setor teve uma queda bem reduzida se comparada à da economia no geral, com cerca de 5%.

Além disso, uma pesquisa feita pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) logo no início da pandemia mostrou que apenas 14% das obras do Brasil pararam nas primeiras semanas de isolamento social. Em maio, 87% dos operários efetivos estavam trabalhando.

 

Qual será a principal tendência da construção após a pandemia?

Já mostramos que a construção civil sofreu menos que outros setores. Contudo, são os trabalhadores desses outros setores que investem nas obras. Para garantir o sucesso do segmento construtivo, é fundamental que os outros setores também se recuperem. E é por isso que a retomada da economia de uma forma geral é muito positiva para nós.

Diversas medidas foram tomadas com o objetivo de auxiliar a população, entre elas as repetidas quedas da Taxa Selic e a criação do novo programa de financiamento popular do Governo Federal: o Casa Verde e Amarela — que veio para substituir o já consagrado Minha Casa Minha Vida.

Com isso, aumenta-se a possibilidade de que ainda mais pessoas invistam em imóveis. A consequência? A principal previsão para o setor da construção após a pandemia passa a ser o desenvolvimento de novos projetos, especialmente aqueles que ofereçam diferenciais exclusivos a preços acessíveis e com condições de pagamento interessantes.

Nos próximos dois anos ou mais, estaremos vivendo um período de mudanças. Com as rotinas voltando ao normal, muitos irão querer aproveitar a vida e tudo que ela tem a oferecer ao máximo, incluindo aí o investimento em um novo imóvel para mudar de vida. 

Quem aproveitar a tendência e apostar nesse tipo de obra com certeza terá grande sucesso e destaque no mercado.

 

E você, já imaginava que um maior investimento em imóveis por parte da população, incentivada por juros baixos e maiores possibilidades de financiamento, é a principal previsão para o setor da construção após a pandemia? Caso tenha gostado do texto, saiba que você pode receber muito mais conteúdo ao nos acompanhar.

Basta seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.