fbpx
22 jan

As perspectivas de 2020 para a indústria da construção civil

Não é novidade para ninguém que a indústria da construção civil tem passado por seus altos e baixos nos últimos anos. Tendo um pico no começo da década e sofrendo uma queda acompanhando a crise econômica de 2014, ela esteve nos dois extremos em poucos anos. Felizmente, a projeção para o futuro é de crescimento.

Se você quer saber quais são as perspectivas de 2020 para a indústria da construção civil, o texto que a Tecnomor trouxe hoje foi feito pensando em você! Continue a leitura abaixo e veja o futuro que os números estão indicando para o segmento!

Um panorama da indústria da construção civil nos últimos anos

Praticamente todos os setores produtivos do Brasil sofreram muito com as consequências da recessão econômica que assolou o país em 2014. No entanto, nenhum deles foi atingido tanto pela crise quanto o da construção civil. Para se ter uma ideia, enquanto setores como a agricultura tiveram um crescimento pequeno, a construção civil teve retração de 7,7% nos últimos 20 trimestres.

O PIB da construção civil também apresentou constantes quedas desde 2014. Somente no final de 2019 é que ele voltou a subir, tendo um crescimento de 2% em comparação a 2018. Essas quedas puderam ser vistas na prática também. A quantidade de novas construções, que era consideravelmente grande no início da década, despencou. 

As perspectivas para 2020

As perspectivas para 2020 são, depois de muito tempo, boas. Afinal, o segundo trimestre de 2019 viu o primeiro crescimento em alguns anos. Os 2% que citamos alavancaram também os investimentos no setor, que subiram em 5,2% quando comparados ao mesmo período do ano anterior.

O número de pessoas empregadas na área também aumentou, ainda que modestamente. O segundo trimestre de 2019 viu os trabalhadores serem 0,9% mais, quando comparados ao período anterior. Até mesmo a venda de máquinas para a indústria da construção civil apresentou crescimento, tendo uma alta de incríveis 37% em 2019.

Com base nesses números, é possível dizer que o futuro da indústria da construção civil no país é promissor. E isso não somos somente nós que estamos falando, e sim o presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins. Segundo ele, o crescimento do setor deve ser de 3% em 2020. Além disso, ele afirma que mais empregos serão gerados como consequência: algo entre 150 mil e 200 mil postos formais até o final do ano, superando com folga os 100 mil do ano passado.

Fica muito claro que a indústria da construção civil está dando seus primeiros passos rumo à plenitude que já teve tempos atrás. A Tecnomor, com sua produção e comercialização de aditivos e desmoldantes para a indústria do concreto, está inserida no segmento e trabalha diariamente para fazer parte da retomada da construção no país. Se você está na busca por um parceiro em sua produção de concreto, conte conosco!

Todos os nossos produtos e soluções podem ser encontrados neste link.

Gostou do texto? Para continuar recebendo conteúdo relacionado ao universo da indústria da construção civil, siga a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.