fbpx
19 dez

Saiba o que é o CUAD – Concreto de Ultra Alto Desempenho

Já faz um bom tempo que o concreto é o material mais utilizado pelo setor da construção civil. Não é difícil ter uma prova do volume do seu uso: basta olhar com certa atenção para a obra mais próxima. Provavelmente, ela terá concreto. Isso não acontece por acaso: o concreto tem como característica principal uma elevada resistência à compressão.

Porém, toda essa resistência que o material apresenta pode continuar sendo insuficiente em alguns casos. É por isso que o mercado, aliado a um alto número de pesquisadores, tem promovido pesquisas para aumentar a qualidade dos materiais utilizados em construções. Assim, obras cada vez mais ousadas e inovadoras podem continuar surgindo.

 

Um panorama histórico do concreto de alto desempenho

Foi por meio desta busca pelo melhor material que os primeiros Concretos de Alto Desempenho (CAD) surgiram, em meados da década de 1960. A diferença básica do CAD para o concreto convencional é a relação água/cimento, a qual é menor nos materiais de alto desempenho. Além disso, aditivos e adições estão incluídos na fórmula.

O que essa solução diferenciada traz para o material é, essencialmente, uma resistência ainda maior. Enquanto o concreto convencional costuma ter resistência de até 40 MPa, os números do CAD são sempre maiores que 50 MPa, sendo que alguns deles podem chegar  até 100 MPa.

 

O que é CUAD e qual é a sua composição

Como os desafios da construção moderna não param de surgir, uma evolução do CAD era inevitável. Para suprir esta necessidade, o CUAD (Concreto de Ultra Alto Desempenho) foi criado. Seu nome e sigla são traduções diretas do termo em inglês Ultra-High Performance Concrete (UHPC).

Sendo também chamado de concreto de pó reativo, o CUAD é resultado de uma mistura um pouco diferente dos que citamos anteriormente. Os materiais usados no desenvolvimento dele são o consagrado Cimento Portland, pó de quartzo e sílica ativa, além de aditivos superplastificantes, microfibras de aço e outros agregados miúdos.

Na prática, isso aumenta ainda mais a resistência do material, permitindo que ele alcance até 850 MPa.

 

Uso do CUAD

Como a criação do Concreto de Ultra Alto Desempenho foi praticamente encomendada pelo setor da engenharia militar, o uso é quase exclusivo dele. Pontes pré-fabricadas com elementos finos e delgados, por serem estruturas esbeltas que precisam de resistência alta, são as construções nas quais o CUAD é mais comumente utilizado.

Servindo como exceção à regra, temos o caso dos Estados Unidos. Lá, o CUAD está sendo material para a restauração de pavimentos de concreto por meio da técnica de overlay. Overlay nada mais é que uma técnica de restauração que consiste na aplicação de outra camada de concreto por cima do pavimento.

Como a presença de neve afeta muitas territórios norte-americanos, é comum que sal seja jogado nas estradas para dissolvê-la. O Concreto de Ultra Alto Desempenho é usado na restauração porque a sua composição, diferentemente da do concreto convencional, impede que o pavimento seja danificado pelo cloreto de sódio.

 

Pesquisas

Algo que ainda inviabiliza o processo de difusão do CUAD é o fato de que a sua produção é muito cara. No entanto, estudos realizados por pesquisadores das universidades de Michigan e de Connecticut pretendem mudar este panorama.

O objetivo dos estudos é, a princípio, simples. A ideia consiste na criação de uma opção alternativa de CUAD, fazendo o uso de outros componentes, sem anular a característica que traz as vantagens do CUAD: a alta resistência. O projeto tem a intenção de reduzir o custo do concreto pela metade.

 

Resta aguardar o resultado das pesquisas e torcer para que ele seja positivo. Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do concreto e da construção civil, acompanhe a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.