fbpx
13 dez

Nicho de concretagem: o que é? Como evitar?

A produção de concreto é um processo que deve ser realizado de forma minuciosa para garantir a qualidade do material e evitar que problemas aconteçam. Um desses problemas, que pode ter uma gravidade enorme, é o nicho de concretagem — que também é conhecido como vazio de concretagem ou simplesmente bicheira.

Você já deve ter ouvido falar nesta patologia, mas é possível que não saiba exatamente o que acontece para que ela se manifeste — assim como suas consequências. E foi com isso em mente que a Tecnomor elaborou este texto.

Na sequência, nós te explicamos o que é um nicho de concretagem, mostramos quais são suas causas e consequências e, por fim, ainda ensinamos a evitar o problema e, assim, garantir que nada de ruim ocorra com a estrutura.

Continue a leitura e entenda!

O que é um nicho de concretagem?

Nichos de concretagem são patologias que se manifestam através do surgimento de espaços não preenchidos em estruturas de concreto, podendo ser observados em pilares, vigas, lajes ou paredes.

Por mais que sejam visíveis em alguns casos, há outros em que esses vazios podem estar cobertos por uma fina capa de argamassa — passando despercebidos aos olhos leigos. Isso, por si só, já é suficiente para demonstrar a importância de evitá-los. Afinal, se não forem detectados, eles podem causar sérios problemas a longo prazo.

E ainda há os casos mais graves, em que o nicho de concretagem é visível. Nas situações mais delicadas, até mesmo as armaduras podem ser observadas — o que exige intervenção imediata para que algo mais grave não aconteça.

Quais são suas causas e consequências?

A consequência mais preocupante de um nicho de concretagem é o colapso da estrutura. Ela pode ocorrer nos casos mais severos, como aqueles em que as armaduras ficam visíveis. No entanto, bicheiras menores também podem causar problemas, como deformações da estrutura e redução do tempo de vida útil.

Quanto às causas, a maioria delas está relacionada a falhas na concretagem, mais especificamente no lançamento e no adensamento. Se a trabalhabilidade do concreto não estiver de acordo com o recomendado, ele não consegue preencher todos os espaços das peças, o que promove o surgimento dos vazios.

Além disso, uma dosagem inadequada dos componentes do concreto também é uma das causas de nichos de concretagem, com destaque para o uso excessivo de agregados graúdos. Fica claro, portanto, que ter uma dosagem correta está entre as formas de evitar o problema. Mas, como você poderá ver na sequência, esta não é a única.

Como evitar o problema?

Considerando que falhas no lançamento e adensamento e uma dosagem mal calculada são as principais causas de um nicho de concretagem, a maneira mais eficaz de evitar o problema é apostar em dosagens precisas e utilizar boas práticas de concretagem.

Contudo, é possível ir além. O uso de aditivos plastificantes aumenta a fluidez do concreto, facilitando a concretagem e dificultando o surgimento de bicheiras. Além disso, a capacidade de adensamento do concreto autoadensável faz com que ele seja uma ótima escolha de material para evitar vazios de concretagem.

E você, já sabia de alguma dessas informações? Já presenciou algum nicho de concretagem? Caso tenha gostado deste texto e queira continuar recebendo conteúdo, basta seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

Nós estamos sempre publicando conteúdos como este!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.