fbpx
31 mar

7 das maiores construções de concreto do mundo

Com o passar dos séculos, a humanidade mostrou que é capaz de construir verdadeiras obras de arte no formato de edifícios e outras construções. Uma pequena pesquisa é capaz de revelar maravilhas desenvolvidas por empresas, arquitetos e engenheiros. Por ser o material de construção mais utilizado do mundo, o concreto tem um papel importante aqui.

E foi pensando nisso que a Tecnomor resolveu trazer um texto com algumas das maiores construções de concreto do mundo. Abaixo, você poderá conferir 7 dessas obras, com um pouco mais de detalhes a respeito de cada uma, assim como o papel do concreto nessas construções.

Continue a leitura para conhecer as maiores construções de concreto do mundo!

7 maiores construções de concreto do mundo

1. Burj Khalifa

Começamos com o maior arranha-céu já construído no mundo, tendo mais de 800 metros de altura. Localizado nos Emirados Árabes Unidos, ele começou a ser construído em 2004 e foi inaugurado 6 anos depois, nos primeiros dias de 2010. Seus 160 andares abrigam espaços residenciais e comerciais.

Sua estrutura primária foi feita com concreto reforçado, sendo que uma nova bomba de concreto de alta pressão, a BSA 14 000 SHP-D, foi desenvolvida especificamente para o projeto. A fundação utilizou mais de 45 mil metros cúbicos de concreto, pesando cerca de 110 mil toneladas.

Burj Khalifa

2. Hidrelétrica das Três Gargantas

A Hidrelétrica das Três Gargantas é uma das construções mais conhecidas do mundo, além, é claro, de ser uma das maiores. Ela está situada na província de Hubei, China, e é a maior hidrelétrica do mundo — superando a Usina de Itaipu, que, até pouco tempo atrás, era a detentora deste título.

Um fato curioso a respeito da Hidrelétrica das Três Gargantas é que a atuação como uma usina hidrelétrica é uma função secundária. Originalmente, ela foi construída para servir como barragem, como forma de evitar o avanço e a elevação descontrolada da água e suas graves consequências.

Esta construção é tão importante para os chineses que ela estampa a nota de 10 yuan, moeda local.

Hidrelétrica das Três Gargantas

3. Hotel Ryugyong

Indo para o país vizinho, logo abaixo da China, temos a Coreia do Norte — que abriga o Hotel Ryugyong. Além da altura, possuindo 105 andares, o hotel é muito conhecido pelo formato de pirâmide que tem e pelas polêmicas envolvendo sua construção. Ele foi iniciado em 1987 mas concluído apenas em 2015, passando por repetidas interrupções e retomadas.

Quando sua construção foi interrompida pela primeira vez, em 1992, o hotel ficou parecido com uma espécie de esqueleto de concreto, visto que a estrutura estava erguida mas não finalizada. Até hoje, seu interior está inacabado e o hotel nunca recebeu um único hóspede.

Hotel Ryugyong

4. Ponte de Danyang-Kunshan

Se o assunto é as maiores construções de concreto do mundo, é muito difícil não citar alguma ponte. Afinal, essas estruturas consomem quantidades imensas de concreto para serem construídas, e muitas das obras mais impressionantes que podemos testemunhar são pontes.

A Ponte de Danyang-Kunshan é mais uma das estruturas localizadas na China — e é a ponte mais longa do planeta. Com mais de 160 km (!) de comprimento, ela contou com a participação de 10 mil trabalhadores e levou apenas 4 anos para ser construída. Vale citar que a ponte fica relativamente próxima à Hidrelétrica das Três Gargantas.

Ponte de Danyang-Kunshan

5. Basílica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro

Assim como as pontes e os arranha-céus, muitas igrejas também são famosas pelos tamanhos encantadores. A Basílica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro, localizada na capital administrativa da Costa do Marfim, é um dos exemplos. Diz-se que ela é a maior igreja cristã do mundo.

O destaque em relação ao concreto aqui vai para o piso. Seus quase 9 mil m² foram construídos com concreto protendido.

Basílica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro

6. Grande Muralha da China

E, mais uma vez, falamos de uma obra chinesa — esta provavelmente a mais conhecida, visto que pode ser observada do espaço. A Grande Muralha da China é, na verdade, a união de várias muralhas que vinham sendo construídas desde 220 a.C. Pesquisas arqueológicas descobriram que, juntando todos os seus trechos, a Muralha tem aproximadamente 21.196 km.

A presença do concreto aqui é um pouco diferente das anteriores. Originalmente, a Grande Muralha foi feita com pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais. No entanto, o risco de consequências devido à erosão fez com que alguns de seus trechos fossem restaurados com concreto na década passada.

Grande Muralha da China

7. Viaduto de Millau

Chegamos ao último item da nossa lista de maiores construções de concreto do mundo. Diferentemente da Ponte de Danyang-Kunshan, que se destaca por sua extensão, o Viaduto de Millau, na França, é conhecido pela altura, que é de mais de 300 metros.

Mais uma vez o concreto armado é o destaque, visto que os oito trechos da ponte são suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares feitos com o material.

Viaduto de Millau

E você, já conhecia quantas destas maiores construções de concreto? O que achou de saber um pouco mais sobre o uso do concreto ao redor do mundo? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo, siga a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.