fbpx
28 jul

Como prevenir eflorescências nas suas peças de concreto

Entre diversos problemas que podem ocorrer com peças de concreto devido a erros de produção, um dos mais comuns e conhecidos é a eflorescência. Mesmo que não reconheça pelo nome, você com certeza já a viu. Ela nada mais é que aquelas manchas brancas que aparecem na superfície do concreto.

Além de prejudicar o fator estético, a eflorescência ainda pode comprometer a vida útil do concreto. E o que é ainda pior? Elas são extremamente difíceis de serem removidas. Todos esses fatores fazem com que a prevenção seja o melhor caminho. Mas você faz alguma ideia de como prevenir eflorescências?

Neste texto, a Tecnomor dá algumas dicas. Mas, antes disso, vamos explicar o que exatamente elas são e como se formam. Continue lendo e entenda!

Afinal, o que são eflorescências? Como se formam?

As manchas brancas conhecidas como eflorescências são a consequência de um processo que ocorre com os sais presentes no cimento, sendo o principal deles o hidróxido de cálcio. Quando esses sais se cristalizam, eles formam as manchas que causam todos os problemas que citamos na introdução.

Essa cristalização acontece quando há infiltração de água no concreto. Ao infiltrar nos poros do concreto, a água dissolve os sais. Quando ela evapora, os sais ficam e se cristalizam, formando as manchas brancas, isto é, a eflorescência.

Há dois fatores que influenciam o surgimento do problema, assim como a velocidade da formação. Um deles é a exposição à umidade; lugares mais úmidos estão mais suscetíveis ao aparecimento das manchas. O outro é a quantidade de sais presentes no concreto, o que irá depender de como ele foi produzido.

Como prevenir eflorescências nas suas peças

Conforme já falamos, a remoção de eflorescências é um processo complicado. Quando o problema for superficial, a solução mais simples é realizar uma limpeza com solução de ácido acético. Contudo, o ácido é reativo com o cimento e, portanto, este procedimento não é aconselhável. Em casos mais graves ela pode prejudicar toda a estrutura, fazendo com que seja necessário recompô-la.

Sendo assim, é sempre melhor fazer o possível para que ela nem apareça. Mas como prevenir eflorescências? O segredo está inteiramente na produção.

Quando há excesso de água no traço do concreto, por exemplo, as chances de que o problema se desenvolva são bem maiores. Além disso, agregados impuros e fissuras em rebocos e rejuntes também podem facilitar o surgimento.

Quanto à questão da umidade, da qual não se pode ter muito controle, a produção pode tomar ações preventivas. De acordo com o quão agressivo o ambiente é, tipos diferentes de cimento podem ser utilizados. Recomenda-se a utilização de cimentos com baixo teor de álcalis, como é o caso dos que levam adição de escória ou pozolana — visto que o concreto resultante terá bem menos hidróxido de cálcio.

A escolha do cimento mais adequado aliado à precisão no traço, evitando o excesso de água, são as melhores medidas para prevenir eflorescências.

E você, já sofreu com este problema em alguma produção de concreto? Já viu alguma estrutura ser inteiramente prejudicada graças a ele? Agora que aprendeu a prevenir eflorescências, certamente evitará que ela volte a ocorrer.

Caso tenha gostado das dicas e queira continuar recebendo nossos textos, é só seguir a Tecnomor no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.