fbpx
26 ago

Como fazer concreto pigmentado?

Quando pensamos em concreto, o que normalmente vem na cabeça são as peças cinzas e sem muita graça. Considerando que vivemos em um contexto onde o uso do concreto aparente tem crescido, a necessidade de diferenciar as peças de concreto se mostra cada vez maior. Neste sentido, o concreto pigmentado é uma ótima opção.

Peças de concreto pigmentado obtêm suas cores durante a produção, e não através de uma pintura posterior, e isso garante muitos benefícios. Mas como fazer concreto pigmentado? O que deve ser diferente no processo produtivo em comparação ao concreto convencional?

Neste texto, é exatamente isso que a Tecnomor explica. Antes disso, porém, para garantir que não restem dúvidas sobre o assunto, vamos mostrar também o que são exatamente os pigmentos do concreto — ou seja, do que são compostos.

Continue a leitura e aprenda!

O que são os pigmentos do concreto

Os materiais que dão origem às cores no concreto são produtos insolúveis feitos à base de óxidos, sendo o óxido de ferro o mais comum. De acordo com a cor, as composições variam, e as mais comuns são Fe2O3, FeO2 e Fe2O4.

Estas fazem parte das opções de pigmentos inorgânicos. No mercado, é possível encontrar também pigmentos orgânicos; no entanto, como as ligações químicas desses pigmentos se quebram com facilidade, eles acabam sendo menos eficientes e duráveis.

Sendo assim, indica-se a utilização dos pigmentos inorgânicos para obter uma coloração perfeita e não prejudicar as propriedades do concreto.

Como fazer concreto pigmentado

A fabricação de concreto pigmentado segue os moldes do convencional. A clássica fórmula cimento, agregados, aditivos e água se mantém. A única diferença é a adição do óxido de ferro — que deve ocorrer durante a própria produção.

Um ponto aqui é essencial: o pigmento deverá ser misturado junto com os agregados secos (areia e brita). Apenas após isso é que o cimento deverá ser adicionado e, por fim, a água de amassamento. Além disso, para obter melhores resultados, a mistura deve ser feita por agitação, com o uso de uma betoneira ou misturador.

Quanto à dosagem, ela deve seguir as recomendações do fabricante dos pigmentos. A indicação mais comum é que o percentual de pigmento em relação ao peso do cimento no traço varie entre 2% e 5%, sempre de acordo com o tom desejado para a cor em questão.

Por fim, para manter a tonalidade das peças na fabricação de diferentes lotes, garantindo um controle de qualidade, é preciso tomar outras medidas além de manter a mesma dosagem do pigmento. Deve-se também manter o uso dos mesmos agregados, cimento, e demais condições de fabricação. A alteração até mesmo do processo de cura pode alterar a tonalidade do produto final.

Seguindo as orientações deste texto, em conjunto com as diretrizes do fabricante, e adquirindo sempre insumos de qualidade, você garante que o seu concreto pigmentado esteja entre os melhores do mercado.

E se você quer adquirir os melhores pigmentos, a Tecnomor pode ser o seu fornecedor. Nós trabalhamos com pigmentos de diversas tonalidades, prontos para atender a sua produção. Entre em contato e saiba mais!

Caso queira continuar recebendo conteúdo, é só nos seguir no Facebook e no Instagram!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.