Vantagens de utilizar o paver
Se você está planejando uma reforma em uma área externa ou está no início do processo de construção e calçamento de uma obra, já deve ter se deparado com a seguinte dúvida sobre a pavimentação: paver ou concreto?
Estas duas opções, entre as principais para pavimentação, oferecem uma série de diferentes atributos. Quando colocados “na ponta do lápis”, os detalhes de cada uma podem deixar claro que o paver traz uma série de benefícios. Desde a praticidade na compra, instalação, manutenção e resistência.
Para te ajudar nesta questão, e facilitar o planejamento da sua obra, a equipe da Tecnomor separou algumas informações e diferenciais que podem trazer o paver para dentro da sua rotina de trabalho. Confira!
O que é um paver de concreto?
O paver é uma peça de concreto, normalmente no formato de um paralelepípedo, criado por meio de moldes.
Sua origem é antiga, com os primeiros modelos sendo feitos de pedra lapidada . Utilizados de maneira intertravada eles traziam estabilidade e durabilidade para estradas que, anteriormente, eram apenas de barro.
Com a invenção e avanço da utilização do concreto, a pedra pura deixou de ser utilizada na sua produção.
Apesar de não ser mais a principal escolha para vias, pelo custo-benefício do asfalto, o paver continuou importante pela sua beleza, variedade de formatos, cores e atributos muitos procurados por engenheiros e arquitetos para calçadas, estacionamentos, jardins e decorações.
Principais diferenciais do paver
Criado pensando na resistência e praticidade necessárias para obras de qualquer porte, o paver traz consigo uma série de vantagens.
Instalação
A instalação do paver é muito mais rápida e padronizada do que as alternativas feitas no canteiro de obras. Dispensando ainda juntas de dilatação ou qualquer outro tipo de serviço complementar.
Quando se trabalha com esse tipo de material, são requeridos poucos detalhes extras, como dar uma atenção especial ao preparo da superfície, que deve ser nivelada, compactada e com camadas de areia ou pó de brita de acordo com as recomendações do fabricante.
Manutenção
Ao contrário do quebra-quebra e equipes necessárias para remover e renovar uma camada de asfalto, o paver pode ser facilmente adquirido e substituído. Se uma peça quebra, trinca ou perde sua utilidade, você só precisa fazer a substituição daquele bloco em particular. Simples assim.
Resistência
Um dos pontos altos do paver é a sua resistência frente ao seu competidor mais comum: o concreto.
Com uma produção industrial, seguindo o controle da norma NBR 9781: Peças de concreto para pavimentação, é possível garantir que todos os pavers utilizados tenham uma padronização em sua estrutura.
Outra preocupação, que não acontece com o uso do paver, é com fissuras por dilatação.
A movimentação térmica pode ser um vilão para quem trabalha com concreto. Em projetos sem o devido planejamento e estudo da possível dilatação térmica do local ou qualidade do cimento, mesmo com juntas de dilatação as rachaduras podem se fazer presentes.
Os pavers podem ter também alturas diferentes para cada uso, como;
- 60 mm para tráfego leve, de pedestres;
- 80 mm para tráfego de veículos comerciais ou veículos pesados;
- 100 mm ou 120 mm para situações de tráfego muito pesado.
Muito mais de uma função
Apesar de considerarmos o “pavimentar” com o mesmo sentido de asfaltar uma rua, esse verbo significa aplicar acabamento a um piso com finalidade de tornar mais seguro o fluxo de veículos e de pedestres.
Essa pavimentação pode ainda conter aspectos de acessibilidade e estética e é nesse ponto que o paver se destaca.
Com a escolha correta de cores e formatos, que podem variar entre intertravado regular, intertravado tátil de alerta, raquete e 16 faces, é possível criar padrões para identificação do tráfego, criação de faixas de trânsito e muito mais.
O conceito de personalização e resistência, aqui, andam juntos.
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