fbpx
16 abr

Sustentabilidade na indústria do concreto 

O aquecimento global é uma pauta que está em alta devido a importância do assunto e por isso, fabricantes em todo o mundo estão em busca de inovações para conseguir reduzir a emissões de dióxido de carbono (CO2) durante o processo de produção do concreto. 

Mas as medidas de descarbonização não são apenas promessas da indústria, já que foram estabelecidas metas para reduzir os danos ao meio ambiente. Um exemplo é o Acordo de Paris, que foi feito para zerar as emissões mundiais de carbono até 2050. 

Para tornar a cadeia do concreto menos emissora de dióxido de carbono foram apontadas  em relatórios e congressos, como o 64° Congresso Brasileiro do Concreto as seguintes soluções: redução da quantidade de clínquer no cimento e diminuição da quantidade de cimento no concreto. 

📚 Acesse a Revista Concreto & Construções para leia a matéria completa sobre inovações da engenharia para a neutralidade do concreto: https://concretoeconstrucoes.org.br/index.php/revista/edicao-112 

Por que reduzir o clínquer no cimento?

A produção do clínquer é a etapa da fabricação do cimento que mais emite carbono e por isso, podemos considerar que quanto menos clínquer na composição do cimento, menor será a emissão de carbono. 

Em seu relatório, a Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA) prevê que 9% do abatimento das emissões globais de CO2 das indústrias de cimento e concreto virá da substituição do clínquer no cimento por adições. 

Mas essa pauta não é de hoje! Desde a década de 1970, os fabricantes de cimento têm aumentado a porcentagem de adições nos cimentos, como escórias de alto forno, cinzas volantes, utilizando inteligentemente os resíduos de outras indústrias. Em relação a isso, o Brasil já é líder no ranking do uso de adições nos cimentos.

Além das adições no cimento, existem iniciativas para melhorar a eficiência energética dos fornos e mesmo para eletrificação dos fornos, com uso de energia limpa, como por exemplo, hidrelétricas, solar e eólica. 

Segundo o GCCA, se as indústrias abraçarem a causa e reunirem todos esses esforços citados acima, elas poderão contribuir com a redução de 11% nas emissões de carbono. 

Como reduzir o cimento no concreto 

Uma alternativa para reduzir o consumo de cimento durante a fabricação de peças de concreto, é utilizar adições e aditivos. 

Os aditivos, ao serem adicionados na mistura, alteram as características do concreto, melhorando algumas de suas propriedades. Assim, os aditivos podem ser utilizados para reduzir a quantidade de água necessária na massa, ajustar a viscosidade, entre outros parâmetros, proporcionando a produção de concreto com maior durabilidade e resistência. 

Pesquisas têm demonstrado que aditivos são capazes de reduzir significativamente a quantidade de cimento na estrutura de concreto, sem comprometer sua resistência final à compressão. 

Soluções sustentáveis para concreto plástico

Para a produção de concreto plástico ser mais efetiva, as principais ações de curto prazo para serem adotadas envolvem o uso dos aditivos redutores de água que atuam com o objetivo de possibilitar a redução da relação água/cimento mantendo e/ou aumentando a trabalhabilidade. Ou seja, um aditivo redutor de água é aliado na obtenção de maiores abatimentos e também na produção de concreto com menor quantidade de água. 

👉 Para conhecer mais sobre os aditivos superplastificantes da Tecnomor, acesse a página do produto e veja mais informações sobre a Linha Tecnos. 

Soluções sustentáveis para concreto seco que reduzem o consumo de cimento na massada 

Apesar do concreto plástico ser indicado como o potencial produto para se atingir a neutralidade do carbono, as fábricas de blocos, pavers e tubos também devem contribuir para essa redução. 

Atualmente já existe aditivo ultra concentrado que proporciona a redução do consumo do cimento. Os fabricantes que optam por utilizar o aditivo ultra concentrado, também economizam no uso de embalagens, gerando menos resíduos para o meio ambiente e reduzem o transporte, consumindo menos combustível. Ou seja, uma cadeia de benefícios que contribuem para a sustentabilidade.

Com Liquiplast-1400 Master sua empresa utiliza uma dosagem menor e consegue uma produção de concreto seco com melhor performance, pois o super aditivo reduz a fissuração, a absorção de água e a quebra durante a fabricação. 

👉Para conhecer mais sobre os benefícios do aditivo ultra concentrado da Tecnomor, entre em contato com o time comercial via whatsapp, clicando aqui.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.