fbpx
28 Mai

Projeto Ruas do Futuro: maior qualidade para nossas calçadas

A melhoria na infraestrutura de nossas cidades é uma das coisas que mais queremos, não é mesmo? Pensando nisso, o Instituto Soluções para Cidades criou o projeto Ruas do Futuro, que visa verificar a qualidade de vida de uma cidade a partir de suas ruas.

As ruas demonstram a capacidade que as cidades têm em contemplar interesses diversos como, por exemplo, o lugar de lazer, de descanso, da conversa corriqueira, da livre circulação, da segurança e da natureza, mas também da logística dos negócios, do trabalho e do comércio.

O projeto Ruas do Futuro tem o objetivo de apresentar, de forma sistematizada, um conjunto de soluções para os diversos elementos que compõem as ruas das cidades brasileiras, principalmente no âmbito da humanização dos espaços, comunicação, meio ambiente, circulação, segurança, limpeza, iluminação, eficiência energética, hidráulica e infraestrutura.

No quesito calçadas, o Instituto Soluções para Cidades lançou um guia para construção de calçadas que aponta as características de uma calçada ideal e acessível, a legislação vigente além dos sistemas construtivos considerados adequados, entre eles opções de artefatos de cimento pré-fabricados:  

Pavimento Intertravado – pavimento de blocos pré-fabricados de concreto, assentados sobre camada de areia, travados através de contenção lateral e pelo atrito da camada de areia entre as peças. O Instituto Soluções para Cidades juntamente com a ABCP também elaborou um manual com as características e execução de calçadas com pavimento intertravado.

Placas pré-moldadas de concreto – placas pré-fabricadas de micro-concreto de alto desempenho, para aplicações: assentada com argamassa sobre base de concreto ou removível, diretamente sobre a base ou como piso elevado.

Ladrilho Hidráulico – placa de concreto de alta resistência ao desgaste para acabamento de pisos, assentada com argamassa sobre base de concreto.

Além das calçadas, como resultado final para melhorias nas cidades brasileiras a partir do projeto Ruas do Futuro temos: paradas de ônibus inteligentes e sustentáveis, espaço para transporte público BRT/ VLT, sistema semafórico inteligente, monitoramento remoto de segurança, carros híbridos e elétricos, sistema de estacionamento inteligente, lixeiras enterradas, sistema de informação e sinalização para pedestres e bicicletas, entre outros.

Se interessou pelo projeto e quer saber mais detalhes? Acesse o site do Instituto Soluções para Cidades e tenha mais informações.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.