fbpx
13 mar

Construção civil no futuro: quais são as previsões?

Muito se discute sobre o futuro da construção civil e suas representações pelo mundo. A produção de cimento é responsável por 5% da emissão de CO² atualmente em todo o planeta. De acordo com as previsões, essa porcentagem tende a aumentar, podendo chegar em 20% da emissão de gás mundial na atmosfera, em até 40 anos.

Com isso, empresas do segmento estão buscando alternativas para diminuir a agressão ao meio ambiente e produzir um concreto resistente, sem perder qualidade. Diante de inúmeros fatores que influenciam o ramo da construção civil, é preciso estar atento e preparado para se diferenciar no mercado.

Confira algumas novidades que estão ganhando força no mercado nacional e internacional que visam garantir mais segurança e informações que possam auxiliar na melhor escolha, com melhor acabamento e custo benefício para o setor da concretagem industrial.

Concreto Sustentável

Com os estudos dos mais diversos setores voltados à sustentabilidade, o setor da construção civil não opera de maneira diferente. Pesquisas na área tentam diminuir o impacto de emissão de CO² lançado na atmosfera com a produção do concreto sustentável.

Produzido no Brasil, o concreto sustentável, foi desenvolvido para evitar o descarte de resíduos sólidos industriais de maneira inadequada no meio ambiente. A alternativa encontrada foi aproveitar outros elementos, como areia de fundição, madeira, vidro, entre outros itens, reduzir a emissão de poluentes e produção de lixos, convertendo em estrutura sólida para a construção civil.

A vantagem em utilizar esse concreto é o reaproveitamento de materiais que seriam descartados no meio ambiente e reverter em matéria- prima para a confecção de novos concretos. O concreto sustentável é indicado para uso em pavimentação e não para fins estruturais.

Bioconcreto

Essa tecnologia encontra sua matéria-prima na natureza. O Bioconcreto é um material que regenera suas próprias fissuras, mantendo o concreto durável por muito mais tempo. Na composição desse concreto é inserida a super bactéria Bacillus pseudofirmus que, quando entra em contato com o oxigênio e com a água, reage.

Assim, com o desgaste natural do concreto, as rachaduras começam a aparecer e, é nesse momento, que a bactéria se desenvolve, alimentando-se de lactato e através de reações químicas, o calcário é construído e a estrutura começa o processo de regeneração.

Concreto Translúcido

Esta opção de concreto usada na construção civil tem por finalidade absorver a luz do sol durante o dia, para poder emitir um brilho no escuro, durante a noite. Mas como isso é possível?

O concreto translúcido é composto por fibras óticas que emanam luz aos ambientes, reduzindo a dependência de luzes artificiais, minimizando o consumo de energia em ambientes fechados.

O brilho emitido por essa tecnologia é semelhante aos materiais fluorescentes e conserva a luminosidade por bastante tempo. Já está no mercado há 5 anos e por ser uma ótima aliada no consumo de energia tem sido uma alternativa bastante procurada.

Todas essas tecnologias já estão no mercado e estudos ainda apontam que algumas dessas alternativas estão em fase de aprimoramento. Estudos na área de construção civil estão ganhando cada vez mais incentivos para desenvolvimentos e pesquisas de novos materiais e alternativas para reduzir os impactos no meio ambiente.

A Tecnomor, empresa especializada no desenvolvimento de aditivos e desmoldantes para artefactos de cimento, está sempre na busca de novas tecnologias e inovações no segmento de concretagem industrial, focados sempre na responsabilidade socioambiental.

Quer conhecer um pouco mais do nosso trabalho? Siga a Tecnomor pelo Facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre aditivos e desmoldantes para a construção civil.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.