fbpx
18 abr

Segregação no concreto plástico

A segregação ocorre quando existe a separação dos elementos de uma mistura heterogênea, impedindo que a distribuição seja uniforme. As principais causas da segregação no concreto plástico são as diferenças entre as dimensões das partículas e entre as massas específicas dos elementos da mistura. 

É importante ressaltar que, quanto maior for a viscosidade da pasta de cimento fresca, maior será a resistência ao movimento descendente das partículas mais pesadas. Assim, as misturas com baixas relações água/cimento são menos propensas à segregação.

Para controlar o grau da segregação é recomendado escolher uma granulometria apropriada e manusear e transportar o concreto plástico cuidadosamente. Continue lendo para saber como diminuir a probabilidade de ocorrência de segregação no seu concreto. 

Tipos de segregação

O primeiro tipo ocorre quando a mistura encontra-se muito seca e está relacionado à separação dos agregados da argamassa. As partículas maiores tendem a se separar em virtude de suas tendências de se deslocar em superfícies inclinadas e de se assentar mais do que partículas finas. 

A segunda forma ocorre principalmente em misturas com excesso de água e é manifestada pela separação da pasta de cimento da mistura.

Como saber que ocorreu segregação no concreto? 

É possível realizar uma análise visual do concreto, detectando facilmente a segregação, através do ensaio de abatimento de tronco de cone. Leia mais informações sobre como realizar este ensaio no nosso blog: https://tecnomor.com.br/o-que-e-teste-de-slump/

A realização deste ensaio permite analisar a coesão da mistura, e caso o concreto apresente segregação, a pasta de cimento irá fluir para as bordas deixando o material maior no centro. Já a análise do concreto no estado endurecido pode ser feita com a inspeção de testemunhos extraídos de concreto endurecido normalmente. 

Além disso, para medir quantitativamente a taxa de exsudação e a capacidade total de exsudação de uma mistura de concreto, existe um ensaio da ASTM (American Society for Testing and Materials, órgão estadunidense que desenvolve e publica normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços).  

🧐 Para saber mais informações sobre o ensaio, pesquise a ASTM C 232 no site oficial: https://www.astm.org/ 

Continue a leitura e entenda como evitar que isso ocorra com a sua produção de concreto.

Saiba como evitar a segregação no concreto 

As principais causas de segregação no concreto são a quantidade excessiva de agregado graúdo com densidade muito alta ou muito baixa, pouca quantidade de partículas finas (cimento e areia) ou utilização de areia com curva granulométrica inadequada.

Aumenta-se ainda a chance da ocorrência de segregação quando o concreto é lançado de alturas consideráveis, passando por calhas, em especial com mudanças de direção e com descarga contra um obstáculo. 

Assim, esses motivos podem ser reduzidos ou eliminados com a devida atenção à curva granulométrica dos agregados, correto estudo de dosagem e métodos adequados para o manuseio e lançamento do concreto plástico, com cuidado especial ao tipo e tempo de vibração do concreto.

Um aumento no consumo de cimento e o uso de adições minerais e incorporadores de ar são também medidas comumente empregadas para combater o fenômeno.

Aditivos que ajudam na produção de concreto plástico 

Aditivos redutores de água e modificadores de viscosidade são aliados na produção de concretos com maior qualidade.

Para saber mais informações, entre em contato com a Tecnomor, temos um time de especialistas que podem te ajudar com aditivos para concreto plástico para ajudar a sua produção a ter a melhor performance! 💡Conheça também a nossa Linha Tecnos: https://tecnomor.com.br/produto/tecnos/

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.