Principais erros na produção do concreto seco
Existem várias maneiras de fazer com que as peças de concreto tragam vantagens estruturais, econômicas e ecológicas. Mas conseguir melhorar a performance de uma produção de concreto, não é uma tarefa fácil, já que primeiro é necessário reconhecer as falhas para depois corrigi-las.
Como existe uma série de fatores que podem ser responsáveis pela mensuração da qualidade dos componentes presentes no concreto utilizado na produção desses artefatos de concreto, é necessário avaliar todas as etapas da produção que podem interferir no resultado final das peças.
Pensando em garantir qualidade e segurança, a Tecnomor preparou este conteúdo para poder mostrar quais são os principais pontos que, você como fabricante, deve analisar.
👉 Continue a leitura abaixo e confira quais passos seguir para realizar uma boa avaliação da sua fabricação!
Avaliação da qualidade das peças durante o processo de produção
Durante a fase de produção é recomendável realizar alguns testes práticos para conseguir com antecedência, indicativos se as peças atendem ou não aos requisitos mínimos de qualidade que são necessários para o seu bom desempenho.
Apesar de não serem ensaios determinados pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, os testes práticos são uma orientação para saber se seu processo de produção está sendo realizado corretamente. Para ver os testes práticos para blocos e pavers, baixe o nosso material rico:
💡https://mkt.tecnomor.com.br/controle-de-qualidade-blocos-pavers
Realizar testes práticos durante o processo de produção também é uma maneira eficiente de verificar se o produto irá atingir os parâmetros de qualidade. Por exemplo, a análise de densidade das peças, que está diretamente ligada à sua resistência. Isso porque quanto maior a densidade da peça, menor porosidade, ou seja, melhor compactação e consequentemente maior resistência.
Outra forma de conseguir um bom indicativo, é verificar a formação das estrias. O efeito “lambido” nas paredes dos blocos e pavers é uma das maneiras de certificar que a peça foi bem adensada e produzida com a umidade correta, além de ser um ótimo indicativo sobre o efeito do aditivo sobre a mistura.
E essa informação nos leva para outro tópico importante, a relação água/cimento do concreto seco. 👇
Relação água/cimento
A umidade insuficiente na mistura, causa a maioria dos problemas identificados na fabricação das peças produzidas com concreto seco. Por isso, é imprescindível que os fabricantes se atentem para esse ponto.
O aumento da água no concreto seco, até certo ponto, promove o aumento da resistência das peças, isso porque a mistura mais úmida é mais fácil de ser adensada ou compactada, resultando uma menor quantidade de vazios no interior do concreto em virtude de uma melhor acomodação das partículas.
De acordo com o Eng. Idário Fernandes, a preocupação essencial de um concreto de qualidade nos vibro prensados deve ser a de trabalhar com a maior quantidade de água possível na mistura, mantendo-se a condição de trabalhabilidade adequada.
Ainda segundo o autor, enquanto uma determinada quantidade de água, adicionada à mistura, prejudica a pasta em um determinado valor, ela beneficia o concreto até o triplo desse valor, porque facilita o adensamento, diminuindo os macrovazios.
Utilizar aditivo ultra concentrado, te proporciona o aumento da quantidade de água na mistura, além da redução do consumo de cimento. Entenda mais os benefícios do produto logo a seguir.
Aditivo ultra concentrado na fabricação de blocos, pavers e tubos de concreto
Utilizar o aditivo ultra concentrado na sua produção garante peças de concreto de alta qualidade, com maior resistência e melhor textura. Além disso, Liquiplast-1400 Master melhora a compactação dos blocos e pavers e por consequência reduz a fissuração e a quebra durante a fabricação.
O aditivo para concreto seco são agentes geradores de microbolhas formadas durante o momento da prensagem. Portanto, um aditivo para apresentar alta performance, precisa, além de gerar as microbolhas de ar, permitir que se consiga trabalhar com teor de água mais elevado, sem comprometer o desempenho da prensa.
Atualmente o aditivo mais indicado para a produção de blocos, pavers e tubos de concreto é o Liquiplast-1400 Master que apresenta grande capacidade de gerar microbolhas de ar. Para conhecer mais benefícios dos aditivos, acesse a página.