fbpx ;
30 jan

O que são pré-moldados e suas vantagens

Os pré-moldados são peças de concreto com elementos estruturais, tais como lajes, vigas e pilares, com a característica de serem produzidos fora do local de instalação, e em seguida transportados e instalados no local definitivo. 

Uma das vantagens desse material é a agilidade, especialmente pelo fato de serem fabricados  em um local fora da construção, com o benefício de poder produzir várias peças de pré-moldados ao mesmo tempo.

Assim, enquanto uma etapa da construção está sendo executada, é possível começar a execução dos pré-moldados de outra, de forma simultânea, bastando armazenar a peça em um local, até o momento de sua instalação. 

O fato de produzir os pré-moldados de concreto na indústria também proporciona um maior controle de qualidade, o que faz com que todas as peças sejam fabricadas com mais atenção, de forma mais segura e mais precisa.

Além disso, permitem a diminuição do número de funcionários no local de execução da obra, fator importante também para o quesito economia, produtividade e agilidade.

Isso sem contar no benefício da sustentabilidade, um quesito muito importante a ser zelado na construção civil.

Tal fator se dá porque a fabricação de pré-moldados previne o desperdício e proporciona uma redução na quantidade de materiais usados, causando um impacto menor no meio ambiente em relação aos demais processos construtivos.

A construção feita com pré-moldados também é benéfica em relação a necessidade de demolição, pois permite a realocação das peças de forma fácil, evitando acúmulo nos canteiros de obras e evitando o descarte excessivo de resíduos de concreto.

Atualmente existem também tecnologias que auxiliam as etapas de produção dos pré-moldados, permitindo a pré-visualização das peças e a sua avaliação de desempenho, assim como diminuição da mão de obra através da automação de procedimentos.

Por fim, permitem também a versatilidade na produção, com muitas formas de finalização, cores e formatos, o que agrada muito aos arquitetos, que podem reproduzir facilmente detalhes e acabamentos projetados. 

Existem também, os pré-fabricados, que facilmente são confundidos com os pré-moldados. Vamos conhecer um pouco mais sobre as diferenças?

Diferenças dos pré-moldados com os pré-fabricados

Os pré-moldados e pré-fabricados, apesar da similaridade do nome e de muitas pessoas pensarem que se tratam dos mesmos materiais, possuem diferenças fundamentais. 

Os elementos pré-moldados são fabricados previamente, em um local fora da utilização definitiva da estrutura, conforme prevê a norma ABNT NBR 9062:2017, com dispensa de laboratório e outras instalações próprias.

Já os elementos pré-fabricados, pelo mesmo entendimento da norma acima, define como um material executado industrialmente, em instalações específicas para essa finalidade, com controle de qualidade rigoroso. 

Outros fatores de diferenciação como critérios de produção e procedimentos são definidos pela norma ABNT NBR 9062/2017 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Para escolher entre pré-moldados ou pré-fabricados no momento da construção, é interessante analisar com o profissional técnico qual o projeto será realizado e a viabilidade de cada tipo de material, assim como as vantagens e desvantagens de cada um. 

Você gostou de saber mais sobre o que são pré-moldados e suas vantagens na construção civil? 

Não deixe de receber dicas exclusivas nas nossas redes sociais, Instagram e Facebook. Nos vemos por lá!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.