Pigmento para concreto e suas diversas possibilidades
A busca por soluções inovadoras e personalizadas no setor da construção civil tem crescido cada vez mais. Uma das tendências que vem ganhando destaque, e tirando um pouco da tradicional mesmice do tom cinza natural é o uso de pigmento para concreto, especialmente o óxido de ferro sintético para oferecer essa diferenciação.
O concreto é um material versátil e resistente, que pode ser usado para diferentes tipos de projetos na construção civil. Com a aplicação dos pigmentos, essa variedade de usos aumenta exponencialmente, servindo aos diferentes propósitos de arquitetos e engenheiros.
Continue acompanhando este artigo e descubra como, usando o pigmento para concreto, é possível trazer personalidade ao cinza clássico.
O que é o óxido de ferro para concreto?
O óxido de ferro sintético é um pigmento inorgânico, fabricado por um processo químico que envolve alta tecnologia e alto teor de ferro.
Sendo um dos produtos mais comuns na pigmentação do concreto, ele apresenta como principais características o alto poder de tingimento, a resistência à alcalinidade do cimento, às intempéries e à ação dos raios UV, proporcionando estabilidade nas cores sem desbotamento.
Para os que gostam de química, algumas das composições destes óxidos são: Fe2O3, FeOOH e Fe2O4. Tal diferença no arranjo das moléculas é o que ocasiona as diferentes cores.
O óxido de ferro sintético pode ser encontrado em diversas cores, como amarelo, laranja, vermelho, marrom e preto. Dentro desses grupos de cores, é possível obter uma grande diversidade de tons, que podem variar de acordo com a dosagem do pigmento e o tipo de cimento usado.
Como usar o pigmento para concreto?
Mesmo com um uso simples, podendo ser preparado de maneira controlada, nas indústrias, ou diretamente no canteiro de construção, ainda é preciso um certo cuidado para se ter precisão na hora de realizar a mistura.
O pigmento para concreto deve ser misturado junto com os agregados secos, como a areia e brita, em uma quantidade de 2 a 5% sobre o peso do cimento. Após isso, deve ser adicionado o cimento e, somente depois, a água de amassamento.
Aplicações
O pigmento pode ser usado para colorir diversos tipos de peças de concreto, como, placas pré-moldadas, telhas, ladrilhos, pavers, blocos, mobiliário urbano, entre outros. Ele também pode ser usado para colorir massas para contrapisos, marcação de ciclovias, cimento queimado, concreto estampado, texturas e grafiatos.
Nesse sentido, com imaginação e bom planejamento, é possível se aproveitar das capacidades arquitetônicas para uma grande diversidade de opções. Confira algumas das principais:
Pisos e revestimentos
O pigmento para concreto é ideal para a criação de pisos e revestimentos coloridos, proporcionando um visual moderno e sofisticado sem a necessidade de pintura.
Fachadas e elementos arquitetônicos
A aplicação do pigmento para concreto em fachadas e elementos arquitetônicos confere personalidade e destaque ao projeto, valorizando a construção.
Mobiliário urbano e paisagismo
O pigmento para concreto é uma excelente opção para a produção de mobiliário urbano e elementos de paisagismo, como bancos, lixeiras e pisos permeáveis, agregando cor e beleza aos espaços públicos.
Artefatos de cimento
O pigmento para concreto também pode ser utilizado na fabricação de artefatos de cimento, como blocos, telhas e pavers e revestimentos 3D, oferecendo uma ampla gama de possibilidades estéticas.
Quais são as vantagens do pigmento para concreto?
O uso do pigmento para concreto traz diversas vantagens para o seus artefatos e projetos executados com eles. Além de deixar a estrutura mais bonita pelas cores e padrões vibrantes, é uma alternativa econômica, uma vez que diminui a necessidade de revestimentos e manutenções de pintura. Outros pontos de destaque são:
Diferenciação
O pigmento para concreto permite criar peças únicas e personalizadas, que se destacam pela beleza e originalidade.
Inovação
Usando o pigmento para concreto, existe a possibilidade de explorar novas alternativas de design e arquitetura, criando ambientes modernos e criativos, tanto em espaços públicos quanto privados.
Funcionalidade
Os pigmentos podem melhorar a funcionalidade das peças, como por exemplo, aumentando a segurança dos pisos táteis ou facilitando a identificação das ciclofaixas.
Durabilidade
O pigmento para concreto garante a durabilidade das cores, que não desbotam nem sofrem alterações com o tempo ou quando expostos à diferentes condições climáticas
Quer encontrar mais inspirações para o uso de concreto pigmentado? Acesse os conteúdos da Tecnomor, em especial este ebook com o concreto colorido aplicado na arquitetura nacional e internacional!