fbpx ;
29 jun

Pigmento óxido de ferro: cor para o concreto

A produção de concreto colorido, fugindo da cor cinza padrão, não demanda alteração no processo de produção, apenas a adição de mais um produto: o pigmento.

De grande utilidade para a produção de telhas de concreto coloridas, ladrilhos e pavers diferenciados, incluindo os modelos podotáteis, além de elementos pré-fabricados e massas coloridas para uso em contrapisos e na marcação de ciclovias, este produto ganha destaque pelas possibilidades de diversificação do concreto aliando funcionalidade e estética.

Existe hoje no mercado diversos tipos de pigmentos que podem ser utilizados sem afetar as características físicas do concreto, o mais utilizado é o óxido de ferro. Apresenta como principais características o alto poder de tingimento, resistência à alcalinidade do cimento, às intempéries e à ação dos raios UV, proporcionando estabilidade nas cores sem desbotamento.

O pigmento deve ser misturado junto com os agregados (areia e/ou pedra) ainda secos, em uma quantidade de 2 a 5% sobre o peso do cimento, podendo variar a dosagem para mais ou para menos de acordo com a tonalidade desejada. Após isso, deve ser adicionado o cimento e somente depois a água de amassamento.

Destaca-se que exite três tipos de óxidos: óxidos naturais, sintetizados e resíduos óxido. Destes apenas os sintetizados podem manter sua composição estável e com poder de tingimento superior devido às suas propriedades.

Iniciando uma parceria com a Laioun’s Pigmentação, a Tecnomor passa a atuar como distribuidora de pigmentos para toda a região Sul do país, disponibilizando pigmentos nas cores: amarelo, laranja, vermelho, marrom e preto. Dentro destes grupos de cores é possível obter uma grande diversidade de tons.

Entre em contato conosco e obtenha mais informações: (48) 3342-5320 | contato@tecnomor.com.br

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.