fbpx ;
27 fev

O que é etringita, etringita tardia e como ela afeta o concreto

Hoje nós vamos falar um pouco sobre a etringita, assim como o fenômeno da etringita tardia, e como ela afeta diretamente o concreto

A Etringita é um mineral que surge a partir da interação entre cálcio, sulfato, aluminato e íons hidroxilas, em formato de cristais aciculares de trissulfoaluminato de cálcio hidratado. 

A etringita ainda pode ser de dois tipos: etringita primária e etringita tardia ou secundária, sendo que sua classificação dependerá do momento de sua formação.

Etringita primária

A formação da etringita primária ocorre durante a hidratação do cimento, e é uma das ações responsáveis por gerar a pega e o endurecimento do concreto. 

Depois de alguns dias, dependendo da relação alumina-sulfato do cimento Portland, a etringita pode se tornar instável e se decompor para formar monossulfoaluminato hidratado, que tem a forma de placa hexagonal.

O que é etringita tardia (DEF)

Etringita é denominada tardia ou secundária quando se forma ou se recristaliza em materiais cimentícios já endurecidos, denominada também DEF (Delayed Etringite Formation).

Quando as temperaturas de hidratação do cimento ficam acima de 65°C, pode ocorrer de a etringita primária não se formar, ou se dissolver em materiais solúveis.

Esses materiais solúveis podem formar novamente a etringita, quando o concreto resfria devido ao esgotamento progressivo das reações de hidratação. 

Como isso acontece no momento em que o concreto está endurecido, essa etringita tardia formada preenche as cavidades ao redor dos agregados, exercendo pressões de expansão no interior da peça de concreto, o que pode levar à sua fissuração, comprometendo o seu desempenho e durabilidade.

A DEF tem sido comumente observada em blocos de fundações de edificações, em peças pré-fabricadas e em estruturas de barragens.

Como evitar etringita tardia 

A formação da etringita tardia é um fenômeno patológico bastante complexo e, ainda, pouco conhecido, sendo que não existe norma técnica brasileira que especifique os requisitos para sua prevenção.

A ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) se baseia em guias internacionais, como França e Portugal e orientam 6 ações importantes para evitar etringita tardia:

  •  Limitar temperatura máxima do concreto e da cura;
  • Evitar contato da estrutura com água e umidade;
  • Limitar teores de sulfato e C3A no cimento;
  • Limitar teor de álcalis no concreto;
  • Realizar ensaios de desempenho de traços;
  • Controlar o teor de hidróxido de cálcio (usar adições).

Outro ponto importante é definir o tipo de cimento a ser utilizado, assim como a qualidade dos agregados e aditivos, sem contar o conhecimento técnico inerente que os profissionais responsáveis devem possuir.

Nós da Tecnomor somos uma empresa com produtos de alta qualidade para  produção de concreto, atuando com  aditivos e desmoldantes que, além da qualidade, visam diminuir os impactos ambientais, trazendo soluções sustentáveis. Você deseja conhecer mais sobre a nossa empresa? Clique aqui e acesse o nosso site para ficar por dentro de tudo o que podemos oferecer em soluções para produção de concreto.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.