fbpx
22 fev

O que é eflorescência?

A eflorescência é uma manifestação patológica da construção civil que apresenta manchas na superfície de alvenarias, concretos e revestimentos. A causa das eflorescências nas alvenarias é a presença da cal livre em quaisquer substratos que levam cimento na composição. Isso porque o cimento contém os compostos químicos hidróxidos de cálcio e hidróxidos de magnésio. 

Quando a água se infiltra nos poros do material, ela acaba dissolvendo os sais presentes no cimento e na cal – principalmente o hidróxido de cálcio. Eles são então transportados até a superfície durante a evaporação da água e se solidificam ao reagirem com o dióxido de carbono no ar, formando depósitos esbranquiçados.

O resultado desse processo químico são as conhecidas manchas que alteram a estética dos acabamentos. As mais comuns são as de cor branca, mas elas também podem ter um tom mais escuro e esverdeado se a água infiltrada se misturar com lodo e fungos.

As principais causas da eflorescência são o alto teor de sais solúveis nos materiais utilizados, erro e/ou incoerência no traço, ambiente quente e úmido e impurezas na areia. Para evitar a eflorescência é necessário realizar o controle de qualidade na produção de peças com cimento. 

💡Leia maisDicas para fabricar blocos de concreto de qualidade

Como evitar esta manifestação patológica

Uma forma para evitar a eflorescência é impedindo a passagem de água ou umidade, por isso é importante impermeabilizar as peças de concreto. O procedimento ajuda também na limpeza e conservação do material.

💡Veja mais informações sobre como evitar e remover esse tipo de manifestação patológica – Baixe  nosso material completo sobre Eflorescência

No caso de concretos pigmentados o cuidado durante a fabricação deve ser redobrado, visto que há maior exigência em relação à aparência do concreto. Em uma mistura em que não haja uma seleção adequada de matérias nem compactação correta da peça, podem ocorrer alterações de cor, possuindo várias causas, como, por exemplo, a eflorescência.

Após a patologia ter aparecido, remover a eflorescência não é uma tarefa fácil, pois os sais cristalizam e grudam na parede ou revestimento, mas há solução.
Para saber como resolver a eflorescência acesse o nosso Material gratuito clicando aqui.

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.