A importância da sustentabilidade na indústria da construção civil
A construção civil nasceu da vontade de atender as necessidades básicas da humanidade. O que antes era construído apenas para proteger indivíduos e famílias, com a formação das cidades, evoluíram e demandaram estudos e técnicas apropriadas para a construção de edificações. Contudo, ainda verifica-se a necessidade de maior aproximação do conceito de sustentabilidade do dia a dia da cadeia produtiva da indústria da construção.
A sustentabilidade, no meio empresarial significa assumir estratégias para o desenvolvimento das suas atividades preservando e aprimorando os recursos ambientais e humanos necessários para o futuro. A busca pela sustentabilidade é um processo evolutivo, no qual vão sendo aperfeiçoados o ambiente, a economia e a sociedade, sempre em benefício das futuras gerações.
Segundo dados da pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o consumidor brasileiro está cada vez mais atento sobre as inovações que surgem no setor de serviços de construção civil e, com isso, acaba ficando mais exigente. A pesquisa ainda afirma que pessoas que entendem a importância dessa vertente estão dispostas a pagar mais, desde que sejam beneficiadas pelo consumo consciente.
Como a industrialização pode contribuir com a sustentabilidade na construção civil?
A construção civil está desenvolvendo um importante papel na realização dos objetivos globais de adoção e desenvolvimento de práticas sustentáveis. Por ser o setor de atividade que mais consome recursos naturais e utiliza essa energia de forma agressiva no meio ambiente, estudos e incentivos governamentais estão procurando práticas para reverter esse cenário.
A indústria de artefatos de cimento ganha destaque na promoção da sustentabilidade do setor da construção, pois atua em com diversos aspectos que melhoram o desempenho socioambiental do setor:
- Promove a racionalização do uso de recursos naturais e reduz muito a produção de resíduos: os artefatos de cimento são produzidos em ambiente adequado com controle de todos os processos produtivos;
- Maior durabilidade dos componentes: o sistema de controle de qualidade na produção das peças favorece que os componentes pré-moldados tenham as características determinadas pelos clientes. A produção in loco pode ter falhas que comprometem tanto a qualidade quanto a durabilidade das construções.
- Conforto térmico: a indústria de artefatos de cimento já disponibiliza produtos com potencial de isolamento térmico devido à utilização de materiais isolantes ou dutos para a passagem de ar, que dificultam a acumulação de calor nas peças.
Ao analisar os benefícios promovidos pela industrialização do setor da construção, se observa os ganhos ambientais, econômicos e sociais que a indústria de artefatos de cimento pode gerar, contudo ao mesmo tempo em que contribui positivamente para a sustentabilidade, o setor de artefatos de cimento também causa impactos negativos para o meio ambiente. Por isso é fundamental a mobilização de todo o segmento, objetivando buscar constantemente a redução desses impactos socioambientais nas suas atividades e contribuindo efetivamente para o alcance da sustentabilidade na cadeia produtiva da construção.
Como se tornar uma empresa sustentável?
A preocupação das empresas com a sustentabilidade vem crescendo a cada dia no Brasil. A indústria de artefatos de concreto deve buscar constantemente a melhoria do seu processo produtivo, atendendo às legislações e normas, além da melhoria da qualidade dos seus produtos e das suas atividades, reduzindo os impactos socioambientais.
Para que isso aconteça de modo crescente e gradual, algumas medidas são necessárias como:
- Procure sempre utilizar matérias primas de baixo impacto ambiental e que possam contribuir para a ecoeficiência do processo produtivo;
- Promover a redução e reciclagem dos resíduos gerados, ou o destino correto em todas as etapas do processo produtivo. A gestão correta desse tipo de material tanto no ínicio quando no final do processo irá diminuir consideravelmente o impacto no meio ambiente.
- Sempre oriente sua equipe a reutilizar a água nos processos produtivos. Coletores de água da chuva são indispensáveis nesse processo.
- Busque sempre o uso racional e consciente dos recursos energéticos;
- Incentive a inovação e a busca por novas tecnologias que contribuam para a sustentabilidade.
A Tecnomor é uma empresa que trabalha diariamente para o desenvolvimento de aditivos e desmoldantes para artefatos de cimento, sempre em busca de inovações e movida pelo respeito socioambiental.
Quer conhecer uma pouco mais sobre nossa empresa? Curta nossa página no Facebook, entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso trabalho.