fbpx
28 mar

Construção Modular e Construção Off Site: Entenda como funcionam

A organização e o bom uso do espaço de canteiro de obras são preocupações que todo engenheiro ou mestre de obras se depara com no início de um projeto. Nesse sentido, a construção modular e a construção off-site são duas técnicas inovadoras que estão ganhando cada vez mais popularidade no setor de construção civil brasileira e mundial.

Essas duas técnicas oferecem uma série de benefícios, como redução de custos, maior velocidade de construção e maior eficiência energética. Ou seja, sendo pensadas em torno da estratégia de uso de peças de concreto pré-fabricadas, estes métodos permitem que o canteiro de obras se torne apenas um espaço para montagem e finalização. 

Este tipo de processo de construção modular, mais rápido do que a construção tradicional, é um dos primeiros passos para a evolução do setor.

Confira este material que produzimos para você, e conheça um pouco mais sobre os detalhes de cada técnica e suas vantagens para a construção civil.

O que é a construção modular e construção off-site?

A construção modular é uma técnica que envolve a fabricação de módulos pré-fabricados em um centro de produção e seu encaixe, montagem e finalização no local final da obra. 

Os módulos são transportados para o local de construção, onde são montados com outras partes para criar segmentos de uma estrutura ou até mesmo construções completas.

Já o termo construção off-site, como o nome diz, “fora de canteiro”, se refere a técnica que envolve a fabricação de estruturas inteiras, em uma indústria, e sua instalação no local de construção. Esses componentes são então transportados para o local de construção e montados no local para criar a estrutura final.

Vale se atentar que ambos os termos são usados para falar de construção modular, porém um se refere ao tipo de construção e o outro ao local onde a construção é feita.

💡Leia aqui, sobre o que são pré-moldados e suas vantagens

Assim como na indústria, essa produção em linha traz inúmeras vantagens. 

Entre os principais diferenciais positivos desses dois métodos de produção, podemos destacar:

Mobilidade

O conceito de modularidade na construção também ajuda com a mobilidade e distribuição das peças.

Reconhecidamente mais leves e resistentes, os módulos pré-frabricados podem ser transportados por inteiro ou, de acordo com seu projeto, ser desmontados e montados repetidas vezes. Nesse sentido, sem a necessidade de uma frota adaptada, esse transporte pode ser feito pelos mesmos caminhões e guindastes usados no canteiro de obras.

Assim, além de promover até 100% do reaproveitamento dos módulos, lajes e paredes, essa habilidade é especialmente útil na movimentação de estruturas de emergência.

Industrialização e normatização com construção modular

Ao contrário do concreto misturado e finalizado dentro de inúmeros canteiros de obras, por equipes diferentes, a construção modular permite uma escala industrial com qualidade industrial.

É possível executar muitas etapas similares ao mesmo tempo, produzindo grandes quantidades de peças em tempo menor.

Por ser um processo industrializado realizado em ambientes controlados e especializados, logo o controle de qualidade das peças e do processo produtivo é muito superior. 

Gestão de resíduos

Um dos maiores desafios da indústria, e que pode gerar milhões em multas e adequações, é a correta gestão de resíduos. 

Com módulos e estruturas construídas fora do canteiro de obras, todos os rejeitos, sujeira e resíduos gerados na quebra de paredes, corte e ajuste de materiais ficam concentrados.

Através dessa dinâmica, que permite canteiros de obra mais organizados, enfim conquistamos limpos e que facilitam na redução de acidentes

Controle de prazos  

Cada local de obra possui suas particularidades. As equipe em campo possui um treinamento e motivação particular. E cada estação do ano, pelo clima ou volume de chuvas, pede uma jornada de trabalhos diferente. 

Esses três pontos, entre muitos outros, são mitigados quando falamos da construção modular e off site, que permitem o controle fino sobre todas as etapas.

Como mencionamos no item sobre industrialização, várias peças sendo executadas ao mesmo tempo e o controle de qualidade nascido dentro de um ambiente industrial, ajudam a evitar o retrabalho e aceleram todas as etapas de produção.

Apesar de imprevistos ainda poderem acontecer, naturalmente, o estabelecimento de prazos se torna finalmente possível e confiável para sua gestão e para seus clientes.

Redução de custos

Com todas essas vantagens acima, naturalmente, a redução de custos, para a construtora e para o cliente final, é uma das vantagens mais percebidas.

Economizando tempo e dinheiro com uma série de etapas de produção, transporte e gestão, a construção modular dispões também de previsibilidade orçamentária. Isso porque a empresa pode calcular o custo na fase de fabricação. Ou seja, depois de definir a planta do projeto, os materiais utilizados e os acabamentos o valor tende a não ser mais alterado.

Possíveis desvantagens da construção modular 

Assim como qualquer método, as construções modulares e off-site também trazem desafios. 

Com a produção de grandes peças, os gestores devem sempre levar em consideração o transporte de tal material. Canteiros com pouco espaço para manobra, ou localizados no centro de uma grande cidade, exigem possíveis alterações e cronogramas de trânsito para a chegada, com segurança, das peças na obra.

O trabalho com guindastes, também pode se fazer necessário. Removendo as peças dos transportes, posicionando no canteiro e instalando no local de construção, os guindastes móveis ou fixos se tornam essenciais.

Apesar de poucos, os profissionais precisam levar em consideração esses fatores antes de adotar esses dois métodos.

Quais projetos podem se aproveitar dessas tecnologias?

É correto afirmar que essas novas tecnologias vieram para modificar conceitos da construção civil e, enfim, facilitar inúmeros processos. Apesar de ainda serem mais utilizadas em ambientes industriais, o concreto possibilita a produção de peças com grande versatilidade de cores e formatos, permitindo o uso de módulos em edificações arquitetônicas.

Por isso, não faltam motivos para acreditar, sem necessidade de riscos, que a construção modular e off-site sejam adotadas por cada vez mais tipos de projetos. 

Grandes ou pequenos, desde uma pequena parte, como banheiros em uma construção de madeira, até imensos galpões, já realizados em sua maior parte desta maneira, podem se beneficiar destes conceitos.

Para ajudar a identificar, trouxemos alguns exemplos de estruturas onde essas tecnologias construtivas podem ser aplicadas:

  • Casas
  • Ginásios
  • Escolas
  • Prédios
Galpões e ginásios são algumas das principais estruturas montadas por meio da construção modular.

Já pensando na construção off-site, com um conceito de ainda maior velocidade e finalização de toda a estrutura antes de chegar ao canteiro de obras, podem facilitar especialmente projetos como: 

  • Escritórios e salas de reunião
  • Módulos Comerciais fixos ou temporários
  • Depósitos para almoxarifados, ferramentas e armazéns
  • Vestiários e banheiros
  • Refeitórios
  • Dormitórios
Construídos com o estilo off-site, condomínios inteiros podem ser montados com maior grande eficiência.

Qualidade e eficiência na produção industrial de módulos de concreto

Com a atenção voltada apenas para um local de produção, além disso, o cuidado com o acabamento e a qualidade dos pré-moldados pode ser muito superior.

Pensando nesse mercado, em ampla expansão, a Tecnomor oferece toda uma linha de produtos como:

Aditivos Superplastificantes, compatíveis com todos os tipos de cimento Portland.

Desmoldantes, com diluição em água e alto rendimento. 

Aceleradores, para agilizar o processo produtivo.

Retardadores, para programar o início da pega do cimento em até 24 horas. 

Antibolhas, para reduzir e eliminar o ar incorporado ao concreto. 

Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog para saber ainda mais sobre estas tendências do mercado de construção modular e entre em contato com nossa equipe para descobrir como podemos te auxiliar nessa jornada!

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e conteúdos por e-mail.